quarta-feira, 29 de novembro de 2023

COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

                                  

                                               

COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

 

O que Ă©, qual a sua importĂąncia e como desenvolver???

Muitos profissionais sĂŁo contratados por suas habilidades tĂ©cnicas e desligados pela falta de competĂȘncias comportamentais.

VocĂȘ jĂĄ deve ter ouvido a respeito – e essa afirmação faz todo o sentido.

No século 21, a alta velocidade de mudanças pede que as empresas sejam cada vez mais flexíveis e dinùmicas.

O mesmo raciocínio vale para seu capital humano, que precisa ir além do conhecimento técnico e desenvolver atitudes e comportamentos que aumentem a produtividade e ajudem a impulsionar o negócio.

Ou seja, profissionais precisam adquirir e aprimorar suas competĂȘncias comportamentais para alcançar o sucesso.

Pensando nisso, elaboramos este conteĂșdo, repleto de dicas e informaçÔes para quem deseja melhorar a conduta no ambiente de trabalho.

O que sĂŁo competĂȘncias comportamentais?

CompetĂȘncias comportamentais sĂŁo traços da personalidade ou aptidĂ”es que formam os padrĂ”es responsĂĄveis por nossas atitudes.

Para explicar melhor, vamos voltar um passo e falar sobre o conceito de competĂȘncia, presente em estudos sobre cultura organizacional e recursos humanos desde a dĂ©cada de 1970.

A definição mais difundida para a palavra competĂȘncia foi citada no livro “The quest for competencies”, publicado em 1996.

Na obra, o autor Scott B. Parry afirma que competĂȘncia corresponde a um:

Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam com o desempenho no trabalho; a competĂȘncia pode ser mensurada, quando comparada com padrĂ”es estabelecidos, e desenvolvida por meio de treinamento.”

Partindo dessa linha de pensamento, um indivĂ­duo competente no trabalho Ă© aquele que possui os conhecimentos, habilidades e atitudes necessĂĄrias para exercer sua posição com eficiĂȘncia.

Esses trĂȘs pilares da competĂȘncia formam um conceito chamado C.H.A, base de diversas teorias sobre o assunto.

De forma resumida, podemos dizer que:

  • Conhecimento se refere ao saber que pode ser adquirido, seja atravĂ©s de cursos, palestras, oficinas, seminĂĄrios, workshops, materiais de leitura e outras formas de aprendizado.
  • Habilidade Ă© a capacidade para desempenhar atividades prĂĄticas, aplicando conhecimento e experiĂȘncia para produzir alguma coisa.
  • Atitude descreve a decisĂŁo de ser ou fazer algo, controlada pela consciĂȘncia e emoçÔes, que leva uma pessoa a se mover e reagir diante de fatos, objetos ou outros indivĂ­duos.

Na ĂĄrea profissional, Conhecimento e Habilidade sĂŁo usados para medir os atributos tĂ©cnicos de um profissional, enquanto as competĂȘncias comportamentais tĂȘm a ver com a Atitude.

Para que servem as competĂȘncias comportamentais?

Desenvolver as competĂȘncias comportamentais Ă© essencial para atingir objetivos.

Afinal, são elas que estão por trås do perfil comportamental de cada um, influenciando as escolhas e a maneira como reagimos em diferentes condiçÔes.

Quando investimos em autoconhecimento, fica fåcil perceber que nossos padrÔes de comportamento motivam as atitudes, exercendo controle sobre o curso da nossa vida.

Muitas vezes, o porquĂȘ de nĂŁo completarmos uma tarefa necessĂĄria para conquistar um desejo ou sonho estĂĄ nesses padrĂ”es.

Imagine, por exemplo, que vocĂȘ sempre sonhou em comprar um carro.

Desde criança, reparava no modo como seus pais dirigiam e se idealizava atrås do volante em uma estrada, viajando para um lugar paradisíaco.

Para isso, serĂĄ Ăștil comprar seu automĂłvel, certo?

PorĂ©m, os anos passam e vocĂȘ nĂŁo consegue adquirir o carro, porque nĂŁo possui automotivação suficiente para guardar dinheiro e dar entrada na compra do bem.

Ou porque não desenvolveu o atributo da organização e planejamento, necessårio para traçar um plano que lhe permita comprar o automóvel.

Ou, ainda, por nĂŁo ter coragem para ousar, tomando a decisĂŁo de priorizar esse sonho.

Todas essas razĂ”es tĂȘm raiz em competĂȘncias comportamentais que, se melhoradas, vĂŁo ajudar a abrir caminho para que vocĂȘ concretize seu objetivo.

Diferença entre competĂȘncias tĂ©cnicas e comportamentais

A principal diferença Ă© que a competĂȘncia tĂ©cnica pode ser avaliada por meio do currĂ­culo, enquanto a comportamental exige uma observação da conduta, de preferĂȘncia, pessoalmente.

Dizemos isso porque os atributos tĂ©cnicos (hard skills) sĂŁo, normalmente, adquiridos atravĂ©s da formação acadĂȘmica, da educação formal e da experiĂȘncia no mercado de trabalho.

Em outras palavras, como mencionamos mais acima, a competĂȘncia tĂ©cnica Ă© composta por conhecimento e habilidade, as partes mais simples de mensurar e analisar.

Para comprovar que tem conhecimento sobre a histĂłria do Brasil, por exemplo, um professor pode preparar uma aula e ministrĂĄ-la ao seu avaliador.

Pode, ainda, conversar sobre esse tema ou fazer um teste.

Sua habilidade para lecionar tambĂ©m pode ser verificada com um teste prĂĄtico, solicitando que ele apresente um conteĂșdo aos avaliadores.

A critério do responsåvel pela contratação, o conhecimento e habilidade podem ser confirmados, em um primeiro momento, a partir de trechos do currículo desse profissional.

No entanto, um documento ou relato nĂŁo mostra se o educador Ă© capaz de administrar conflitos ou trabalhar em equipe.

Para desenvolver essas competĂȘncias comportamentais (soft skills), serĂĄ preciso valorizar o autoconhecimento e apostar em um treinamento eficaz.

ImportĂąncia das competĂȘncias comportamentais para o trabalho

Lembra a frase que usamos na abertura deste artigo?

Vamos recordar: muitos profissionais sĂŁo contratados por suas habilidades tĂ©cnicas e desligados pela falta de competĂȘncias comportamentais.

Em suas vivĂȘncias, vocĂȘ jĂĄ deve ter conhecido uma pessoa extremamente inteligente e bem informada, mas arrogante, com grande dificuldade para se expressar e se relacionar ou resistĂȘncia Ă s mudanças.

Provavelmente, ela se destacou durante testes do processo seletivo, contudo, isso nĂŁo impede que seja dispensada caso sua posição exija habilidades de comunicação ou resiliĂȘncia.

DaĂ­ a importĂąncia das competĂȘncias comportamentais para o trabalho e a carreira.

Vivemos em um mundo conectado e dinùmico, onde se faz necessårio desenvolver atributos estratégicos para aumentar a performance profissional.

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) em 2016 Ă© um bom ponto de partida para mapear as competĂȘncias comportamentais relevantes em diferentes ĂĄreas de atuação.

Segundo o estudo, é essencial aperfeiçoar as seguintes características:

O candidato que não der atenção às soft skills fica em desvantagem, inclusive, em processos seletivos, como observa a coordenadora de Recursos Humanos Fernanda Colombo Poli.

Em artigo sobre esse assunto, a especialista lembra que:

“Nos processos seletivos, Ă© bastante comum que os gestores abram mĂŁo de alguma competĂȘncia tĂ©cnica em detrimento de um perfil com competĂȘncias comportamentais bem desenvolvidas. Existe um consenso de que Ă© muito mais simples desenvolver alguĂ©m tecnicamente, do que alterar antigos hĂĄbitos e comportamentos.”

Como desenvolver melhor as competĂȘncias comportamentais?

Existem duas ferramentas principais que ajudam a desenvolver as competĂȘncias comportamentais.

Na verdade, sĂŁo tambĂ©m duas habilidades: autoconhecimento e inteligĂȘncia emocional.

Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para compreender suas forças e fraquezas e entender quais estímulos provocam determinadas respostas ou atitudes.

Embora não seja possível alcançar a perfeição, todo esse material pode ser melhorado, reforçando os pontos fortes e trabalhando aqueles que necessitam de desenvolvimento.

Quem investe no autoconhecimento de forma contínua consegue traçar padrÔes e modificar condutas prejudiciais para si e para as pessoas que o cercam, seja na vida profissional ou pessoal.

JĂĄ a inteligĂȘncia emocional proporciona maior entendimento sobre mecanismos geridos pelo nosso inconsciente – as emoçÔes.

Essas respostas automĂĄticas a estĂ­mulos ou gatilhos tĂȘm grande influĂȘncia sobre o nosso comportamento, em especial quando nĂŁo gerenciadas pelo nosso “eu” (vontade).

Daniel Goleman, referĂȘncia em pesquisas e livros sobre inteligĂȘncia emocional, descreve o termo como:

“A capacidade de sentir, entender, valorizar e aplicar efetivamente o poder das emoçÔes como fonte de energia, informação, confiança, criatividade e influĂȘncia humana.”

Ou seja, ao compreender o funcionamento das emoçÔes, poderemos ampliar o autocontrole, evitando atitudes impulsivas e conflitos desnecessårios.

Mais do que isso, a inteligĂȘncia emocional nos ensina a lidar com os estĂ­mulos, provocando estados emocionais de forma intencional para apoiar, por exemplo, uma mudança de postura no ambiente de trabalho.

Tanto o autoconhecimento quanto a inteligĂȘncia emocional podem ser trabalhados em cursos, consultorias, coaching, mentoring e treinamentos de gestĂŁo.

Quais as principais competĂȘncias comportamentais de um gestor?

Ocupando posiçÔes que exigem uma postura de liderança, os gestores precisam desenvolver habilidades profundas de comunicação, a fim de que consigam orientar sua equipe ou departamento de maneira clara.

Neste texto publicado pela Forbes, a especialista Denise Trudeau-Poskas lista 8 competĂȘncias fundamentais para lĂ­deres no mundo corporativo, que comentamos abaixo.

CompetĂȘncia intrapessoal

Para ser um bom gestor, é preciso começar pelo autoconhecimento para identificar sua motivação interior e quais as melhores formas de obter energia.

Afinal, o lĂ­der deve ser o primeiro a impulsionar e animar o time, e nĂŁo hĂĄ como fazer isso sem que ele mesmo esteja animado.

Autoeficåcia, responsabilidade, conscientização e autonomia do pensamento são indicadores de que o atributo intrapessoal estå sendo aprimorado com sucesso.

CompetĂȘncia interpessoal

EstĂĄ relacionada Ă  capacidade de construir e manter relacionamentos saudĂĄveis com os liderados.

Quando esse atributo estå bem desenvolvido, as relaçÔes entre os membros da equipe também se tornam mais leves e próximas, pois existe confiança em si mesmos e nos colegas.

A competĂȘncia interpessoal implica no aprimoramento da comunicação, incluindo a adequação da linguagem para diferentes processos e projetos.

Adaptabilidade

Une as qualidades que dão base à solução de problemas e pensamento crítico.

Líderes competentes conseguem enxergar uma mesma situação sob vårios ùngulos, podendo adotar uma perspectiva mais ampla ou focada em detalhes.

Com a adaptabilidade, eles sĂŁo capazes de avaliar o cenĂĄrio e decidir qual serĂĄ a melhor abordagem naquele momento.

Ao compor um relatório técnico, é mais interessante fazer uma anålise minuciosa, enquanto um conflito entre liderados pede uma visão ampla.

Engajamento

Se o autoconhecimento é primordial para que o líder mantenha sua motivação interior, o engajamento é importante para que ele contagie os liderados de modo positivo.

Assim, o time cria sinergia, trabalhando de maneira bem ajustada para alcançar objetivos em comum.

Quando se torna engajada, a equipe tambĂ©m melhora a resiliĂȘncia – qualidade que permite se adaptar para superar desafios, sem perder valores ou a essĂȘncia.

CompetĂȘncia estratĂ©gica

Um gestor precisa ser um estrategista eficiente, treinado para tirar o melhor da equipe e garantir seu avanço até o objetivo.

Mas ter competĂȘncia estratĂ©gica vai alĂ©m disso, implicando na combinação entre visĂŁo, liçÔes inspiradas em cases de sucesso e avaliação.

Essa capacidade dĂĄ ao gestor um olhar apurado, que enxerga desdobramentos futuros, oportunidades promissoras e possĂ­veis caminhos inovadores.

Intenção maior

Nada mais Ă© do que o propĂłsito, algo nobre que deve nortear a equipe.

Quando existe uma intenção maior em cada projeto ou ação, o líder parte de uma base sólida para orientar e motivar os liderados.

Essa competĂȘncia desperta a colaboração, espĂ­rito de equipe e responsabilidade social, resultando em açÔes que contribuem com diferentes comunidades.

Neurogerenciamento

Pode ser definido como a capacidade de usar o cérebro para enfrentar situaçÔes e encontrar as melhores saídas.

Para desenvolver o neurogerenciamento, é preciso compreender o funcionamento da mente e como direcionar a energia para a solução de problemas.

Intenção curiosa

Um gestor deve se dedicar ao conhecimento dos liderados, mantendo o interesse em seu perfil para utilizar as ferramentas adequadas ao seu aperfeiçoamento.

Isso porque um verdadeiro lĂ­der trabalha para o desenvolvimento dos talentos do time, pois sabe que eles contribuem para atingir o resultado esperado.

Quais as principais competĂȘncias comportamentais de um empreendedor?

O comportamento empreendedor, por si sĂł, Ă© visto como uma competĂȘncia interessante nĂŁo apenas para quem deseja abrir seu prĂłprio negĂłcio, mas tambĂ©m para empresas.

E nĂŁo Ă© Ă  toa, pois profissionais com essa competĂȘncia costumam ser proativos, determinados, automotivados, otimistas e planejadores – qualidades Ășteis em qualquer organização e cargo.

Confira, a seguir, as 13 principais caracterĂ­sticas do comportamento empreendedor, de acordo com o Sebrae.

  1. Define metas
  2. Tem iniciativa e proatividade
  3. Aceita os riscos
  4. Trabalha bem sob pressĂŁo
  5. Tem motivação e entusiasmo
  6. Busca assegurar a qualidade
  7. Tem criatividade e inventividade
  8. Mantém o foco no cliente
  9. Busca estar atualizado
  10. Investe em organização
  11. Forma sua rede de contatos
  12. Orientado a resultados
  13. Tem habilidades de relacionamento.

Quais as principais competĂȘncias comportamentais de um CEO?

Executivos que ocupam as posiçÔes mais altas em diversas empresas tĂȘm competĂȘncias comportamentais em comum.

Essa foi uma das conclusÔes tiradas a partir de um acompanhamento conduzido por 17 anos pela consultoria Arquitetura Humana, que avaliou 207 presidentes de organizaçÔes.

O resultado foi um perfil formado por 6 atributos marcantes, detalhados a seguir.

Poder de influĂȘncia e impacto no ambiente

Carisma e personalidade forte sĂŁo caracterĂ­sticas de destaque, presentes em 92% dos CEOs analisados.

Eles também possuem grande capacidade de persuasão, utilizada para motivar o trabalho em equipe e dar os direcionamentos necessårios.

Energia

Essa qualidade estå presente em 91% dos altos executivos, jå que sua posição exige, muitas vezes, horas extras e habilidade para lidar com o estresse.

A maioria dos CEOs mostrou resistĂȘncia para deixar o descanso de lado quando for preciso e trabalhar sob pressĂŁo.

Rapidez

Agilidade no raciocínio e nas decisÔes são fundamentais para conduzir uma empresa, principalmente em um mercado tão competitivo quanto o atual.

Por isso, 89% dos presidentes mostraram rapidez e senso de urgĂȘncia em suas atividades.

Capacidade de assumir riscos

Como lĂ­der da empresa, o CEO deve levar a equipe a superar as expectativas, assumindo riscos para ampliar os ganhos e o prĂłprio negĂłcio.

Para tanto, costuma ser independente, competitivo e ter iniciativa, tomando a frente em qualquer situação.

ExtroversĂŁo

A alta capacidade de comunicação pode ser observada em 61% dos CEOs, que valorizam seus relacionamentos profissionais, incentivam a colaboração e um clima organizacional agradåvel.

Os altos executivos também sabem identificar o momento certo para repassar informaçÔes e orientaçÔes, evitando exposiçÔes desnecessårias.

Capacidade de tomar decisÔes sob pressão

Esse atributo tem tudo a ver com a rapidez, sendo aplicado em momentos de pressĂŁo e estresse que podem impactar o futuro do negĂłcio.

A capacidade de tomar decisÔes em cenårios adversos ou diante de prazos curtos foi vista em 66% dos presidentes, que adotam uma postura informal, menos apegada a dados e detalhes para deliberar.

Essa ousadia faz dos CEOs bons negociadores.

Exemplos de habilidades comportamentais

Ao longo deste artigo, citamos diversas competĂȘncias comportamentais importantes para construir uma carreira de sucesso.

Para finalizar, trazemos caracterĂ­sticas explicadas neste inventĂĄrio comportamental focado na ĂĄrea administrativa.

Elas são uma boa pedida para começar a aprimorar a conduta no trabalho.

Tomada de decisĂŁo

Agrega segurança nas decisÔes, coragem para assumir desafios e ousar.

Organização e planejamento

ReĂșne agilidade, praticidade, planejamento de despesas, gastos, investimentos e do tempo, culminando em um ritmo de trabalho constante.

Comunicação

Fornece a capacidade para explicar tarefas de maneira detalhada, dar feedback com consistĂȘncia e ter clareza e objetividade ao expor suas ideias.

Trabalho em equipe

Ensina a atender às solicitaçÔes de colegas sempre que possível, além de resolver diferentes demandas em equipe.

Administração de conflitos

Faz referĂȘncia Ă  capacidade de gerir respostas a comentĂĄrios prejudiciais e sentimentos pessoais no trabalho.

ConclusĂŁo

Neste artigo, apresentamos um panorama completo sobre as competĂȘncias comportamentais, com estudos, definiçÔes e exemplos prĂĄticos.

TambĂ©m chamadas de soft skills, essas caracterĂ­sticas vĂȘm ganhando relevĂąncia em diferentes contextos no mundo corporativo, sendo essenciais para lĂ­deres, empreendedores e profissionais que desejam alcançar um alto desempenho.

Portanto, vale a pena investir no mapeamento e melhoria das suas habilidades comportamentais.

FIA

 

AUTOCONHECIMENTO

 

O QUE É AUTOCONHECIMENTO E POR QUE ELE É TÃO IMPORTANTE?

Conhecer a si mesmo (a) Ă© uma tarefa fundamental para tomar decisĂ”es conscientes e acertadas. Se vocĂȘ nĂŁo sabe o que Ă© autoconhecimento, vale a pena procurar entender um pouco mais sobre esse conceito e as melhores maneiras de colocĂĄ-lo em prĂĄtica. Afinal, ele traz elementos que vĂŁo contribuir para uma vida mais produtiva e feliz.

Com frequĂȘncia, acreditamos que nos conhecemos de maneira suficiente e sabemos como fazer as melhores escolhas. No entanto, na hora de tomar uma decisĂŁo importante, sentimos insegurança. Ainda que esse seja um processo bastante natural, ele pode ser melhorado se nos dedicarmos a conhecer mais sobre nĂłs prĂłprios e, principalmente, nossas emoçÔes. Desenvolver tal habilidade nos ajuda a lidar bem com aqueles momentos decisivos.

O que Ă© autoconhecimento?

O autoconhecimento, como a prĂłpria palavra diz, Ă© o conhecimento que uma pessoa tem sobre si mesma. É uma investigação individual que busca identificar quais sĂŁo as caracterĂ­sticas mais marcantes, os gostos, as inclinaçÔes, os padrĂ”es de comportamento e os sentimentos vivenciados por ela. Esse aspecto pode colaborar com o desenvolvimento da autoconfiança necessĂĄria para tomar decisĂ”es, planejar nosso futuro e definir objetivos e metas de forma eficiente.

Conhecer-se mais e melhor também ajuda no controle das emoçÔes, tanto negativas quanto positivas. Dominå-las é uma forma de evitar problemas de autoestima, ansiedade, frustração e instabilidade emocional, entre outras dificuldades psicológicas.

Sendo assim, o autoconhecimento é benéfico tanto no ùmbito pessoal quanto no profissional. Por meio dele, é possível efetuar escolhas e tomar decisÔes que facilitem o cotidiano, além de encontrar o caminho certo a seguir rumo à sua carreira de sucesso.

Por que se conhecer Ă© tĂŁo importante?

Depois de entender o conceito, Ă© preciso saber por que ele Ă© tĂŁo importante para o desenvolvimento completo de um profissional bem-sucedido. Sendo assim, conheça a seguir alguns benefĂ­cios do autoconhecimento de que vocĂȘ poderĂĄ desfrutar ao praticĂĄ-lo!

Ajuda na escolha da profissĂŁo e dos rumos da carreira

A escolha da profissĂŁo Ă© um momento muito importante na vida de qualquer pessoa, entretanto, essa decisĂŁo estĂĄ longe de ser simples. Muitos tĂȘm dĂșvidas em relação a qual graduação escolher ou mesmo nĂŁo sabem como direcionar a carreira de forma eficiente.

O autoconhecimento ajuda a entender quais sĂŁo as suas habilidades e os seus interesses, assim como explora aqueles elementos que nĂŁo sĂŁo tĂŁo interessantes para vocĂȘ, isto Ă©, as suas fragilidades. Dessa forma, Ă© possĂ­vel procurar ocupaçÔes e cursos mais adequados aos seus interesses, competĂȘncias e desejos profissionais.

Permite a descoberta das forças e fraquezas

Todas as pessoas tĂȘm pontos fortes e fracos, aliĂĄs, sĂŁo eles que constituem a personalidade de cada um de nĂłs. No entanto, muitos nĂŁo conhecem as prĂłprias qualidades e deficiĂȘncias, tendo dificuldades para definir como utilizar tais caracterĂ­sticas a seu favor.

Quando a pessoa se conhece, ela é capaz de usar suas aptidÔes de forma inteligente e estratégica em diversas åreas da vida. Além disso, também sabe amenizar os efeitos de suas fraquezas, bem como pode passar por um processo de desenvolvimento desses aspectos.

Ao conhecer suas limitaçÔes, vocĂȘ tem a oportunidade de trabalhar para superĂĄ-las em algum momento e aprender coisas novas. É possĂ­vel fazer cursos, treinamentos, buscar apoio psicolĂłgico ou outras atividades que ensinem a lidar com os seus pontos fracos.

Colabora com a melhor definição dos objetivos

Outro aspecto importante do autoconhecimento é que ele colabora com a definição dos objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais. Esse é um aspecto relevante para quem deseja sucesso, pois é preciso ter metas claras e bem definidas se quiser crescer de forma constante.

Assim, a pessoa tem mais clareza para definir aonde quer chegar e o que precisa fazer para alcançar o que foi estabelecido. Dessa forma, os processos de desenvolvimento pessoal e profissional tendem a seguir uma linha lógica, de acordo com os objetivos traçados.

Melhora a autoestima e o controle das emoçÔes

Um dos principais benefícios dessa autoavaliação é melhorar a autoestima, tendo em vista que a habilidade ajuda a pessoa em seu entendimento sobre quem realmente é. Assim, permite-se a compreensão das qualidades e dos aspectos positivos, colocando em perspectiva os defeitos, porque eles podem ser trabalhados.

AlĂ©m disso, a pessoa consegue controlar as emoçÔes, podendo evitar reaçÔes negativas quando algo nĂŁo acontece como o esperado. Essa inteligĂȘncia emocional Ă© fundamental para o dia a dia, trazendo tranquilidade e segurança ao indivĂ­duo.

Proporciona uma mente mais aberta

Ter uma mente mais aberta para explorar novas sensaçÔes e experiĂȘncias Ă© outro benefĂ­cio de se conhecer melhor. Algumas pessoas tĂȘm medo de passar por mudanças e transformaçÔes, pois nĂŁo sabem como vĂŁo reagir diante desses momentos, o que traz insegurança.

Por outro lado, quem se conhece tende a estar preparado para encarar novas oportunidades e correr alguns riscos. Essa Ă© uma forma importante de conseguir ultrapassar seus limites e conquistar aquilo que nĂŁo acreditaria ser possĂ­vel.

Favorece decisÔes conscientes

O autoconhecimento também ajuda a pessoa a tomar decisÔes conscientes. Afinal, ela aprende a controlar as emoçÔes, não deixando que elas dominem as suas escolhas. Dessa forma, diminuem-se as açÔes por impulso, por exemplo.

A pessoa tem facilidade para analisar os prĂłs e contras de forma racional e de acordo com suas preferĂȘncias. Esse domĂ­nio Ă© importante em escolhas simples do cotidiano e relevante nas decisĂ”es sĂ©rias sobre o seu futuro, como a profissĂŁo.

Como praticar o autoconhecimento?

Para trilhar uma jornada promissora, apenas saber o que Ă© autoconhecimento nĂŁo Ă© suficiente, Ă© necessĂĄrio aprender a colocĂĄ-lo em prĂĄtica. Existem vĂĄrias maneiras de fazer com que vocĂȘ saiba mais sobre si mesmo e adquira a habilidade do autocontrole.

Descubra seus interesses e objetivos

Antes de mais nada, vocĂȘ precisa compreender quais sĂŁo os seus interesses e motivaçÔes, ou seja, aquilo de que vocĂȘ gosta muito, que traz sentimentos gratificantes e por quais motivos. Da mesma maneira, Ă© necessĂĄrio ter consciĂȘncia daquilo de que vocĂȘ nĂŁo gosta e nĂŁo deseja para a sua vida pessoal e profissional.

Uma dica de ouro é estabelecer um diålogo profundo consigo mesmo a fim de responder à seguinte pergunta: o que é sucesso para mim? Ah, lembre-se também de que é legítimo mudar de ideia (e de direção) no meio do caminho, o que importa é buscar a própria felicidade.

Considere a opinião do outro, mas tome suas próprias decisÔes

Essa orientação estĂĄ relacionada com a anterior, pois quando vocĂȘ nĂŁo sabe aquilo que deseja Ă© comum deixar-se levar pelas opiniĂ”es alheias. NĂŁo que elas nĂŁo sejam importantes e nĂŁo devam ser consideradas, ao contrĂĄrio, o outro pode ajudĂĄ-lo a enxergar elementos relevantes sobre determinadas questĂ”es que vocĂȘ nĂŁo conseguiria sozinho.

Entretanto, construir suas prĂłprias opiniĂ”es e aprender a defendĂȘ-las, bem como tomar suas prĂłprias decisĂ”es e arcar com as consequĂȘncias, faz parte do processo de amadurecimento. No fundo, sĂł vocĂȘ Ă© capaz de saber o que Ă© importante para vocĂȘ.

Analise os seus pontos fracos e fortes

O autoconhecimento envolve tambĂ©m estabelecer uma anĂĄlise crĂ­tica e criteriosa a seu prĂłprio respeito, isto Ă©, ter inteligĂȘncia emocional o suficiente para nĂŁo sĂł perceber quais sĂŁo os seus pontos fortes e fracos, mas para utilizĂĄ-los a seu favor.

Assim, detecte suas limitaçÔes, ou vulnerabilidades, e tambĂ©m suas “aptidĂ”es naturais” (aquelas tarefas que vocĂȘ desenvolve com muita facilidade e que lhe trazem satisfação). Vale dizer que ambas precisam ser trabalhadas e desenvolvidas, a primeira para nĂŁo permitir que elas atrapalhem a sua carreira, e a segunda para tornĂĄ-lo ainda melhor do que jĂĄ Ă©.  

Estabeleça metas consistentes para o futuro

Tenha clareza sobre aonde vocĂȘ quer chegar e programe cada pequeno passo em sua direção. Isso significa estabelecer metas em curto, mĂ©dio e longo prazo, para que a sua caminhada seja consistente. Metas muito grandiosas e pouco planejadas costumam levar Ă  frustração.

Em geral, as pessoas sonham demais com o futuro e se esquecem de que, para que ele seja possĂ­vel, Ă© necessĂĄrio lidar com o agora, respeitando o tempo e os seus prĂłprios limites.

NĂŁo pare de aprender

O mercado de trabalho estĂĄ em constante mudança, e nĂłs precisamos acompanhĂĄ-lo. Aprimoramento tĂ©cnico contĂ­nuo Ă© uma das principais marcas dos profissionais de sucesso. Eles compreendem a necessidade de aperfeiçoar as suas habilidades, atualizar os seus conhecimentos e adquirir novas competĂȘncias para acompanhar as tendĂȘncias da sua profissĂŁo.

Desse modo, apĂłs a faculdade, continue aprendendo coisas novas. As opçÔes sĂŁo inĂșmeras: segunda graduação, pĂłs-graduação, especialização, workshops, palestras, cursos de atualização, idiomas, entre muitas outras.

Conforme visto, o autoconhecimento Ă© uma ferramenta fundamental para que vocĂȘ possa entender quais sĂŁo as suas qualidades e o caminho que faz mais sentido para a sua carreira, facilitando a decisĂŁo sobre o seu futuro profissional. O processo leva tempo e exige disposição para efetuar mudanças internas e externas, mas, acredite, os resultados compensam cada um dos esforços.

Por fim, vale frisar que a vida pessoal e a profissional caminham juntas, e sempre que vocĂȘ estiver investindo em um desses Ăąmbitos, estarĂĄ tambĂ©m colaborando com o crescimento do outro.

 

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