COMPETĂNCIAS COMPORTAMENTAIS
O que Ă©, qual a sua importĂąncia e como desenvolver???
Muitos profissionais sĂŁo contratados por suas habilidades tĂ©cnicas e desligados pela falta de competĂȘncias comportamentais.
VocĂȘ jĂĄ deve ter ouvido a respeito – e essa afirmação faz todo o sentido.
No sĂ©culo 21, a alta velocidade de mudanças pede que as empresas sejam cada vez mais flexĂveis e dinĂąmicas.
O mesmo raciocĂnio vale para seu capital humano, que precisa ir alĂ©m do conhecimento tĂ©cnico e desenvolver atitudes e comportamentos que aumentem a produtividade e ajudem a impulsionar o negĂłcio.
Ou seja, profissionais precisam adquirir e aprimorar suas competĂȘncias comportamentais para alcançar o sucesso.
Pensando nisso, elaboramos este conteĂșdo, repleto de dicas e informaçÔes para quem deseja melhorar a conduta no ambiente de trabalho.
O que sĂŁo competĂȘncias comportamentais?
CompetĂȘncias comportamentais sĂŁo traços da personalidade ou aptidĂ”es que formam os padrĂ”es responsĂĄveis por nossas atitudes.
Para explicar melhor, vamos voltar um passo e falar sobre o conceito de competĂȘncia, presente em estudos sobre cultura organizacional e recursos humanos desde a dĂ©cada de 1970.
A definição mais difundida para a palavra competĂȘncia foi citada no livro “The quest for competencies”, publicado em 1996.
Na obra, o autor Scott B. Parry afirma que competĂȘncia corresponde a um:
“Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam com o desempenho no trabalho; a competĂȘncia pode ser mensurada, quando comparada com padrĂ”es estabelecidos, e desenvolvida por meio de treinamento.”
Partindo dessa linha de pensamento, um indivĂduo competente no trabalho Ă© aquele que possui os conhecimentos, habilidades e atitudes necessĂĄrias para exercer sua posição com eficiĂȘncia.
Esses trĂȘs pilares da competĂȘncia formam um conceito chamado C.H.A, base de diversas teorias sobre o assunto.
De forma resumida, podemos dizer que:
- Conhecimento se refere ao saber que pode ser adquirido, seja através de cursos, palestras, oficinas, seminårios, workshops, materiais de leitura e outras formas de aprendizado.
- Habilidade Ă© a capacidade para desempenhar atividades prĂĄticas, aplicando conhecimento e experiĂȘncia para produzir alguma coisa.
- Atitude descreve a decisĂŁo de ser ou fazer algo, controlada pela consciĂȘncia e emoçÔes, que leva uma pessoa a se mover e reagir diante de fatos, objetos ou outros indivĂduos.
Na ĂĄrea profissional, Conhecimento e Habilidade sĂŁo usados para medir os atributos tĂ©cnicos de um profissional, enquanto as competĂȘncias comportamentais tĂȘm a ver com a Atitude.
Para que servem as competĂȘncias comportamentais?
Desenvolver as competĂȘncias comportamentais Ă© essencial para atingir objetivos.
Afinal, são elas que estão por trås do perfil comportamental de cada um, influenciando as escolhas e a maneira como reagimos em diferentes condiçÔes.
Quando investimos em autoconhecimento, fica fåcil perceber que nossos padrÔes de comportamento motivam as atitudes, exercendo controle sobre o curso da nossa vida.
Muitas vezes, o porquĂȘ de nĂŁo completarmos uma tarefa necessĂĄria para conquistar um desejo ou sonho estĂĄ nesses padrĂ”es.
Imagine, por exemplo, que vocĂȘ sempre sonhou em comprar um carro.
Desde criança, reparava no modo como seus pais dirigiam e se idealizava atrĂĄs do volante em uma estrada, viajando para um lugar paradisĂaco.
Para isso, serĂĄ Ăștil comprar seu automĂłvel, certo?
PorĂ©m, os anos passam e vocĂȘ nĂŁo consegue adquirir o carro, porque nĂŁo possui automotivação suficiente para guardar dinheiro e dar entrada na compra do bem.
Ou porque não desenvolveu o atributo da organização e planejamento, necessårio para traçar um plano que lhe permita comprar o automóvel.
Ou, ainda, por nĂŁo ter coragem para ousar, tomando a decisĂŁo de priorizar esse sonho.
Todas essas razĂ”es tĂȘm raiz em competĂȘncias comportamentais que, se melhoradas, vĂŁo ajudar a abrir caminho para que vocĂȘ concretize seu objetivo.
Diferença entre competĂȘncias tĂ©cnicas e comportamentais
A principal diferença Ă© que a competĂȘncia tĂ©cnica pode ser avaliada por meio do currĂculo, enquanto a comportamental exige uma observação da conduta, de preferĂȘncia, pessoalmente.
Dizemos isso porque os atributos tĂ©cnicos (hard skills) sĂŁo, normalmente, adquiridos atravĂ©s da formação acadĂȘmica, da educação formal e da experiĂȘncia no mercado de trabalho.
Em outras palavras, como mencionamos mais acima, a competĂȘncia tĂ©cnica Ă© composta por conhecimento e habilidade, as partes mais simples de mensurar e analisar.
Para comprovar que tem conhecimento sobre a histĂłria do Brasil, por exemplo, um professor pode preparar uma aula e ministrĂĄ-la ao seu avaliador.
Pode, ainda, conversar sobre esse tema ou fazer um teste.
Sua habilidade para lecionar tambĂ©m pode ser verificada com um teste prĂĄtico, solicitando que ele apresente um conteĂșdo aos avaliadores.
A critĂ©rio do responsĂĄvel pela contratação, o conhecimento e habilidade podem ser confirmados, em um primeiro momento, a partir de trechos do currĂculo desse profissional.
No entanto, um documento ou relato nĂŁo mostra se o educador Ă© capaz de administrar conflitos ou trabalhar em equipe.
Para desenvolver essas competĂȘncias comportamentais (soft skills), serĂĄ preciso valorizar o autoconhecimento e apostar em um treinamento eficaz.
ImportĂąncia das competĂȘncias comportamentais para o trabalho
Lembra a frase que usamos na abertura deste artigo?
Vamos recordar: muitos profissionais sĂŁo contratados por suas habilidades tĂ©cnicas e desligados pela falta de competĂȘncias comportamentais.
Em suas vivĂȘncias, vocĂȘ jĂĄ deve ter conhecido uma pessoa extremamente inteligente e bem informada, mas arrogante, com grande dificuldade para se expressar e se relacionar ou resistĂȘncia Ă s mudanças.
Provavelmente, ela se destacou durante testes do processo seletivo, contudo, isso nĂŁo impede que seja dispensada caso sua posição exija habilidades de comunicação ou resiliĂȘncia.
DaĂ a importĂąncia das competĂȘncias comportamentais para o trabalho e a carreira.
Vivemos em um mundo conectado e dinùmico, onde se faz necessårio desenvolver atributos estratégicos para aumentar a performance profissional.
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) em 2016 Ă© um bom ponto de partida para mapear as competĂȘncias comportamentais relevantes em diferentes ĂĄreas de atuação.
Segundo o estudo, Ă© essencial aperfeiçoar as seguintes caracterĂsticas:
- Liderança
- Automotivação
- Trabalho em equipe
- Comunicação efetiva
- Capacidade de negociação
- Criatividade
- Adaptabilidade
- Busca por conhecimentos
- Bom humor
- Relacionamento interpessoal.
O candidato que não der atenção às soft skills fica em desvantagem, inclusive, em processos seletivos, como observa a coordenadora de Recursos Humanos Fernanda Colombo Poli.
Em artigo sobre esse assunto, a especialista lembra que:
“Nos processos seletivos, Ă© bastante comum que os gestores abram mĂŁo de alguma competĂȘncia tĂ©cnica em detrimento de um perfil com competĂȘncias comportamentais bem desenvolvidas. Existe um consenso de que Ă© muito mais simples desenvolver alguĂ©m tecnicamente, do que alterar antigos hĂĄbitos e comportamentos.”
Como desenvolver melhor as competĂȘncias comportamentais?
Existem duas ferramentas principais que ajudam a desenvolver as competĂȘncias comportamentais.
Na verdade, sĂŁo tambĂ©m duas habilidades: autoconhecimento e inteligĂȘncia emocional.
Conhecer a si mesmo Ă© o primeiro passo para compreender suas forças e fraquezas e entender quais estĂmulos provocam determinadas respostas ou atitudes.
Embora nĂŁo seja possĂvel alcançar a perfeição, todo esse material pode ser melhorado, reforçando os pontos fortes e trabalhando aqueles que necessitam de desenvolvimento.
Quem investe no autoconhecimento de forma contĂnua consegue traçar padrĂ”es e modificar condutas prejudiciais para si e para as pessoas que o cercam, seja na vida profissional ou pessoal.
JĂĄ a inteligĂȘncia emocional proporciona maior entendimento sobre mecanismos geridos pelo nosso inconsciente – as emoçÔes.
Essas respostas automĂĄticas a estĂmulos ou gatilhos tĂȘm grande influĂȘncia sobre o nosso comportamento, em especial quando nĂŁo gerenciadas pelo nosso “eu” (vontade).
Daniel Goleman, referĂȘncia em pesquisas e livros sobre inteligĂȘncia emocional, descreve o termo como:
“A capacidade de sentir, entender, valorizar e aplicar efetivamente o poder das emoçÔes como fonte de energia, informação, confiança, criatividade e influĂȘncia humana.”
Ou seja, ao compreender o funcionamento das emoçÔes, poderemos ampliar o autocontrole, evitando atitudes impulsivas e conflitos desnecessårios.
Mais do que isso, a inteligĂȘncia emocional nos ensina a lidar com os estĂmulos, provocando estados emocionais de forma intencional para apoiar, por exemplo, uma mudança de postura no ambiente de trabalho.
Tanto o autoconhecimento quanto a inteligĂȘncia emocional podem ser trabalhados em cursos, consultorias, coaching, mentoring e treinamentos de gestĂŁo.
Quais as principais competĂȘncias comportamentais de um gestor?
Ocupando posiçÔes que exigem uma postura de liderança, os gestores precisam desenvolver habilidades profundas de comunicação, a fim de que consigam orientar sua equipe ou departamento de maneira clara.
Neste texto publicado pela Forbes, a especialista Denise Trudeau-Poskas lista 8 competĂȘncias fundamentais para lĂderes no mundo corporativo, que comentamos abaixo.
CompetĂȘncia intrapessoal
Para ser um bom gestor, é preciso começar pelo autoconhecimento para identificar sua motivação interior e quais as melhores formas de obter energia.
Afinal, o lĂder deve ser o primeiro a impulsionar e animar o time, e nĂŁo hĂĄ como fazer isso sem que ele mesmo esteja animado.
Autoeficåcia, responsabilidade, conscientização e autonomia do pensamento são indicadores de que o atributo intrapessoal estå sendo aprimorado com sucesso.
CompetĂȘncia interpessoal
EstĂĄ relacionada Ă capacidade de construir e manter relacionamentos saudĂĄveis com os liderados.
Quando esse atributo estå bem desenvolvido, as relaçÔes entre os membros da equipe também se tornam mais leves e próximas, pois existe confiança em si mesmos e nos colegas.
A competĂȘncia interpessoal implica no aprimoramento da comunicação, incluindo a adequação da linguagem para diferentes processos e projetos.
Adaptabilidade
Une as qualidades que dĂŁo base Ă solução de problemas e pensamento crĂtico.
LĂderes competentes conseguem enxergar uma mesma situação sob vĂĄrios Ăąngulos, podendo adotar uma perspectiva mais ampla ou focada em detalhes.
Com a adaptabilidade, eles sĂŁo capazes de avaliar o cenĂĄrio e decidir qual serĂĄ a melhor abordagem naquele momento.
Ao compor um relatório técnico, é mais interessante fazer uma anålise minuciosa, enquanto um conflito entre liderados pede uma visão ampla.
Engajamento
Se o autoconhecimento Ă© primordial para que o lĂder mantenha sua motivação interior, o engajamento Ă© importante para que ele contagie os liderados de modo positivo.
Assim, o time cria sinergia, trabalhando de maneira bem ajustada para alcançar objetivos em comum.
Quando se torna engajada, a equipe tambĂ©m melhora a resiliĂȘncia – qualidade que permite se adaptar para superar desafios, sem perder valores ou a essĂȘncia.
CompetĂȘncia estratĂ©gica
Um gestor precisa ser um estrategista eficiente, treinado para tirar o melhor da equipe e garantir seu avanço até o objetivo.
Mas ter competĂȘncia estratĂ©gica vai alĂ©m disso, implicando na combinação entre visĂŁo, liçÔes inspiradas em cases de sucesso e avaliação.
Essa capacidade dĂĄ ao gestor um olhar apurado, que enxerga desdobramentos futuros, oportunidades promissoras e possĂveis caminhos inovadores.
Intenção maior
Nada mais Ă© do que o propĂłsito, algo nobre que deve nortear a equipe.
Quando existe uma intenção maior em cada projeto ou ação, o lĂder parte de uma base sĂłlida para orientar e motivar os liderados.
Essa competĂȘncia desperta a colaboração, espĂrito de equipe e responsabilidade social, resultando em açÔes que contribuem com diferentes comunidades.
Neurogerenciamento
Pode ser definido como a capacidade de usar o cĂ©rebro para enfrentar situaçÔes e encontrar as melhores saĂdas.
Para desenvolver o neurogerenciamento, é preciso compreender o funcionamento da mente e como direcionar a energia para a solução de problemas.
Intenção curiosa
Um gestor deve se dedicar ao conhecimento dos liderados, mantendo o interesse em seu perfil para utilizar as ferramentas adequadas ao seu aperfeiçoamento.
Isso porque um verdadeiro lĂder trabalha para o desenvolvimento dos talentos do time, pois sabe que eles contribuem para atingir o resultado esperado.
Quais as principais competĂȘncias comportamentais de um empreendedor?
O comportamento empreendedor, por si sĂł, Ă© visto como uma competĂȘncia interessante nĂŁo apenas para quem deseja abrir seu prĂłprio negĂłcio, mas tambĂ©m para empresas.
E nĂŁo Ă© Ă toa, pois profissionais com essa competĂȘncia costumam ser proativos, determinados, automotivados, otimistas e planejadores – qualidades Ășteis em qualquer organização e cargo.
Confira, a seguir, as 13 principais caracterĂsticas do comportamento empreendedor, de acordo com o Sebrae.
- Define metas
- Tem iniciativa e proatividade
- Aceita os riscos
- Trabalha bem sob pressĂŁo
- Tem motivação e entusiasmo
- Busca assegurar a qualidade
- Tem criatividade e inventividade
- Mantém o foco no cliente
- Busca estar atualizado
- Investe em organização
- Forma sua rede de contatos
- Orientado a resultados
- Tem habilidades de relacionamento.
Quais as principais competĂȘncias comportamentais de um CEO?
Executivos que ocupam as posiçÔes mais altas em diversas empresas tĂȘm competĂȘncias comportamentais em comum.
Essa foi uma das conclusÔes tiradas a partir de um acompanhamento conduzido por 17 anos pela consultoria Arquitetura Humana, que avaliou 207 presidentes de organizaçÔes.
O resultado foi um perfil formado por 6 atributos marcantes, detalhados a seguir.
Poder de influĂȘncia e impacto no ambiente
Carisma e personalidade forte sĂŁo caracterĂsticas de destaque, presentes em 92% dos CEOs analisados.
Eles também possuem grande capacidade de persuasão, utilizada para motivar o trabalho em equipe e dar os direcionamentos necessårios.
Energia
Essa qualidade estå presente em 91% dos altos executivos, jå que sua posição exige, muitas vezes, horas extras e habilidade para lidar com o estresse.
A maioria dos CEOs mostrou resistĂȘncia para deixar o descanso de lado quando for preciso e trabalhar sob pressĂŁo.
Rapidez
Agilidade no raciocĂnio e nas decisĂ”es sĂŁo fundamentais para conduzir uma empresa, principalmente em um mercado tĂŁo competitivo quanto o atual.
Por isso, 89% dos presidentes mostraram rapidez e senso de urgĂȘncia em suas atividades.
Capacidade de assumir riscos
Como lĂder da empresa, o CEO deve levar a equipe a superar as expectativas, assumindo riscos para ampliar os ganhos e o prĂłprio negĂłcio.
Para tanto, costuma ser independente, competitivo e ter iniciativa, tomando a frente em qualquer situação.
ExtroversĂŁo
A alta capacidade de comunicação pode ser observada em 61% dos CEOs, que valorizam seus relacionamentos profissionais, incentivam a colaboração e um clima organizacional agradåvel.
Os altos executivos também sabem identificar o momento certo para repassar informaçÔes e orientaçÔes, evitando exposiçÔes desnecessårias.
Capacidade de tomar decisÔes sob pressão
Esse atributo tem tudo a ver com a rapidez, sendo aplicado em momentos de pressĂŁo e estresse que podem impactar o futuro do negĂłcio.
A capacidade de tomar decisÔes em cenårios adversos ou diante de prazos curtos foi vista em 66% dos presidentes, que adotam uma postura informal, menos apegada a dados e detalhes para deliberar.
Essa ousadia faz dos CEOs bons negociadores.
Exemplos de habilidades comportamentais
Ao longo deste artigo, citamos diversas competĂȘncias comportamentais importantes para construir uma carreira de sucesso.
Para finalizar, trazemos caracterĂsticas explicadas neste inventĂĄrio comportamental focado na ĂĄrea administrativa.
Elas são uma boa pedida para começar a aprimorar a conduta no trabalho.
Tomada de decisĂŁo
Agrega segurança nas decisÔes, coragem para assumir desafios e ousar.
Organização e planejamento
ReĂșne agilidade, praticidade, planejamento de despesas, gastos, investimentos e do tempo, culminando em um ritmo de trabalho constante.
Comunicação
Fornece a capacidade para explicar tarefas de maneira detalhada, dar feedback com consistĂȘncia e ter clareza e objetividade ao expor suas ideias.
Trabalho em equipe
Ensina a atender Ă s solicitaçÔes de colegas sempre que possĂvel, alĂ©m de resolver diferentes demandas em equipe.
Administração de conflitos
Faz referĂȘncia Ă capacidade de gerir respostas a comentĂĄrios prejudiciais e sentimentos pessoais no trabalho.
ConclusĂŁo
Neste artigo, apresentamos um panorama completo sobre as competĂȘncias comportamentais, com estudos, definiçÔes e exemplos prĂĄticos.
TambĂ©m chamadas de soft skills, essas caracterĂsticas vĂȘm ganhando relevĂąncia em diferentes contextos no mundo corporativo, sendo essenciais para lĂderes, empreendedores e profissionais que desejam alcançar um alto desempenho.
Portanto, vale a pena investir no mapeamento e melhoria das suas habilidades comportamentais.
FIA