segunda-feira, 5 de agosto de 2024

DEUS CUIDA DE MIM

 

DEUS CUIDA DE MIM

Eu preciso aprender um pouco aqui
Eu preciso aprender um pouco ali

Eu preciso aprender mais de Deus
Porque Ele Ă© quem cuida de mim

Se uma porta se fecha aqui
Outras portas se abrem ali

Eu preciso aprender mais de Deus
Porque Ele Ă© quem cuida de mim
Deus cuida de mim

Deus cuida de mim, na sombra das Suas asas
Deus cuida de mim, eu amo a Sua casa
E nĂŁo ando sozinho (a) nĂŁo estou sozinho (a)
Pois sei Deus cuida de mim

Deus cuida de mim, na sombra das Suas asas
Deus cuida de mim, eu amo a Sua casa
E nĂŁo ando sozinho (a) nĂŁo estou sozinho
(a)
Pois sei Deus cuida de mim

Se na vida não tem direção
É preciso tomar decisão
Eu sei que existe alguém que me ama
Ele quer me dar a mĂŁo

Se uma porta se fecha aqui
Outras portas se abrem ali
Eu preciso aprender mais de Deus

Porque Ele Ă© quem cuida de mim
Deus cuida de mim

Deus cuida de mim, na sombra das Suas asas
Deus cuida de mim, eu amo a Sua casa
E nĂŁo ando sozinho 
(a) nĂŁo estou sozinho (a)
Pois sei Deus cuida de mim

Deus cuida de mim, na sombra das Suas asas
Deus cuida de mim, eu amo a Sua casa
E nĂŁo ando sozinho 
(a) nĂŁo estou sozinho (a)
Pois sei Deus cuida de mim

 

Kleber Lucas

 

NA MESA DO REI

 



NA MESA DO REI

Disseram que eu nĂŁo ia conseguir
Disseram que os meus sonhos acabaram ali
Quando os meus pés se quebraram
Me zombaram
Me criticaram

Me mandaram para a terra de Lo-Debar
Terra que se chamava "esquecimento"
E naquele lugar sozinho fiquei
Humilhado
(a)
Desamparado (a)

Mas no coração havia uma esperança
O Rei prometeu nĂŁo se esquecer de mim
Eu sei que esse dia vai chegar e a carruagem do Rei
Na cidade vou ver entrar, pra me buscar

Eu vou me assentar Ă  mesa do Rei
Eu vou comer na mesa do Rei
E todos que me humilharam vĂŁo me ver ali
E vĂŁo ter que saber que fui convidado
(a), sim (fui convidado) (a)

Eu vou receber as terras que perdi
E todos os tesouros que meu Pai deixou
Quando na batalha teve que lutar
E a Sua vida foi levada
É assim (Ă© assim)
Quando Deus promete (Deus promete)
O tempo pode passar, mas de vocĂȘ nĂŁo se esquece

Mas no coração havia uma esperança
O Rei prometeu, nĂŁo se esquecer de mim
Eu sei que esse dia vai chegar e a carruagem do Rei
Na cidade vou ver entrar, pra me buscar

Eu vou me assentar Ă  mesa do Rei
Eu vou comer na mesa do Rei
E todos que me humilharam vĂŁo me ver ali
E vĂŁo ter que saber que fui convidado, sim (fui convidado)

Eu vou receber as terras que perdi
E todos os tesouros que meu Pai deixou
Quando na batalha teve que lutar
E a Sua vida foi levada
É assim (Ă© assim)
Quando Deus promete (Deus promete)
O tempo pode passar, mas de vocĂȘ nĂŁo se esquece

Eu vou me assentar Ă  mesa do Rei
Eu vou comer na mesa do Rei
E todos que me humilharam vĂŁo me ver ali
E vĂŁo ter que saber que fui convidado
(a), sim (fui convidado) (a)

Eu vou receber as terras que perdi
E todos os tesouros que meu Pai deixou
Quando na batalha teve que lutar
E a Sua vida foi levada
É assim (Ă© assim)
Quando Deus promete (Deus promete)
O tempo pode passar, mas de vocĂȘ nĂŁo se esquece

É assim (Ă© assim)
Quando Deus promete (Deus promete)
O tempo pode passar, mas de vocĂȘ nĂŁo se esquece (nĂŁo se esquece)
NĂŁo se esquece (wow)

 

Damares

 

ANA E PENINA.: QUEM FOI PENINA NA BÍBLIA?

 

ANA E PENINA: QUEM FOI PENINA NA BÍBLIA?

Penina era uma das esposas de Elcana, o pai do profeta Samuel. A histĂłria de Penina na BĂ­blia ficou conhecida principalmente por conta de sua implicĂąncia com Ana, a outra esposa de Elcana. De acordo com o texto bĂ­blico, Ana e Penina tinham comportamentos opostos. Na verdade, Penina frequentemente provocava Ana por conta de sua esterilidade.

O significado no nome Penina geralmente Ă© sugerido pelos estudiosos como sendo “pedra preciosa” ou “corais”. JĂĄ o nome de Ana transmite o sentido de “graciosa”. A BĂ­blia nĂŁo traz muitas informaçÔes sobre os detalhes biogrĂĄficos de Ana e Penina, de modo que nĂŁo se sabe nada sobre a origem ou sobre o fim da vida de cada uma dessas mulheres. Penina, por exemplo, simplesmente Ă© citada de forma breve pelo escritor bĂ­blico do livro de Samuel como a rival de Ana, a mĂŁe do profeta Samuel.

Ana e Penina viviam com sua famĂ­lia em Ramataim-Zofim, uma cidade que ficava nas montanhas do territĂłrio de Efraim, na fronteira com o territĂłrio da tribo de Benjamim. Embora o marido de Ana e Penina vivesse nas terras de Efraim, ele era de linhagem levĂ­tica.

EntĂŁo como parte da famĂ­lia de Elcana, Penina viajava a SilĂł regularmente. Na verdade, a BĂ­blia diz que de ano em ano Elcana saia de sua cidade para adorar e sacrificar ao Senhor em SilĂł, onde estava o TabernĂĄculo naquele tempo.

ANA E PENINA: UM LAR DIVIDIDO

A Bíblia diz que Ana e Penina eram esposas de um mesmo marido. Em vårias partes a Bíblia mostra como esse tipo de relacionamento causou problemas entre o povo de Deus. Tal como havia ocorrido antes no lar de Jacó, a rivalidade dividiu também o lar de Elcana.

A BĂ­blia diz que Elcana amava a Ana e a favorecia de forma notĂĄvel. Talvez pelo fato de Ana sofrer muito com a sua esterilidade, Elcana tentava diminuir a sua tristeza expressando o seu amor por ela. Inclusive, o texto bĂ­blico deixa bem claro que Elcana era muito bom para Ana (1 Samuel 1:5,8).

Alguns comentaristas sugerem que pelo fato de Ana ser a esposa amada, era provåvel que ela fosse a primeira esposa de Elcana. Se isso estiver correto, então talvez ele tenha se casado com Penina para poder ter filhos após perceber que Ana era estéril. De fato, Penina deu filhos e filhas a Elcana (1 Samuel 1:2).

Seja como, embora a Bíblia não forneça detalhes sobre isso, é certo que essa questão causava problemas entre as duas mulheres. Inclusive, o texto bíblico deixa claro que Ana e Penina eram rivais, e informa que Penina provocava continuamente a Ana com o propósito de irritå-la (1 Samuel 1:6). O texto hebraico nessa parte foi escrito de modo a indicar que Penina procurava deixar Ana profundamente frustrada, aflita e irritada.

Ao que parece, todos os anos Penina se aproveitava da viagem que a famĂ­lia fazia ao TabernĂĄculo em SilĂł para irritar, desprezar e zombar de Ana por causa de sua esterilidade. Aqui muita gente pode questionar por que Deus havia permitido que Penina, com seu comportamento reprovĂĄvel, pudesse ser mĂŁe; enquanto que Ana, uma mulher piedosa, tivesse de enfrentar a esterilidade.

Na verdade, o escritor bíblico destaca que a esterilidade de Ana não era algo aleatório, mas que o próprio Deus havia fechado a sua madre. Em outras palavras, a condição de Ana estava debaixo do controle soberano de Deus.

O CONTRASTE ENTRE ANA E PENINA

Sem dĂșvida hĂĄ um contraste na BĂ­blia entre o carĂĄter irritante de Penina e o carĂĄter piedoso de Ana. Enquanto Penina Ă© retratada no texto bĂ­blico como alguĂ©m que causava a ira e a aflição numa pessoa que sofria, Ana Ă© retratada como alguĂ©m que suportava contidamente a dor da sua esterilidade e a crueldade das atitudes de Penina.

Nesse sentido, Ă© interessante notar que a BĂ­blia nĂŁo registra Ana confrontando Penina e causando problemas dentro de sua famĂ­lia. Ao contrĂĄrio disso, a BĂ­blia registra como Ana depositou a sua ansiedade em Deus. Ela sabia que brigar com Penina nĂŁo resolveria o seu problema, pois o Ășnico que poderia lhe livrar de sua angustia era o Senhor.

Os leitores da BĂ­blia sabem que Penina teve filhos e filhas — apesar de nĂŁo se saber quantos foram. Mas nenhum dos filhos de Penina teve qualquer papel relevante na histĂłria da redenção registrada na Escritura. Por outro lado, a mulher de quem Penina zombava, deu Ă  luz a um filho extraordinĂĄrio que foi usado por Deus para orientar Israel num dos perĂ­odos mais crĂ­ticos de sua histĂłria.

Mas a histĂłria de Ana e Penina, no entanto, nĂŁo se trata de uma teologia do triunfalismo; onde o humilhado Ă© exaltado. Essa histĂłria simplesmente trata sobre como Deus escolhe os mais improvĂĄveis para cumprir o seu propĂłsito soberano. Foi assim quando Deus deu Isaque a Sara, JacĂł e EsaĂș a Rebeca, JosĂ© a Raquel, SansĂŁo a esposa de ManoĂĄ, e JoĂŁo Batista a Isabel.

Sem dĂșvida Penina nĂŁo foi apenas alguĂ©m que tornou ainda mais dramĂĄtica a histĂłria de uma mulher estĂ©ril; mas foi alguĂ©m que, mesmo atravĂ©s de suas palavras dolorosas, contribuiu para que Ana depositasse a sua confiança exclusivamente no Senhor. Deus molda o carĂĄter e aperfeiçoa a fĂ© de seus escolhidos mesmo atravĂ©s do sofrimento, e em tudo isso Ele Ă© glorificado.

 

Daniel Conegero