ANA
E PENINA: QUEM FOI PENINA NA BĂBLIA?
Penina
era uma das esposas de Elcana, o pai do profeta Samuel. A histĂłria de Penina na
BĂblia ficou conhecida principalmente por conta de sua implicĂąncia com Ana, a
outra esposa de Elcana. De acordo com o texto bĂblico, Ana e Penina tinham
comportamentos opostos. Na verdade, Penina frequentemente provocava Ana por
conta de sua esterilidade.
O
significado no nome Penina geralmente Ă© sugerido pelos estudiosos como sendo
“pedra preciosa” ou “corais”. JĂĄ o nome de Ana transmite o sentido de
“graciosa”. A BĂblia nĂŁo traz muitas informaçÔes sobre os detalhes biogrĂĄficos
de Ana e Penina, de modo que nĂŁo se sabe nada sobre a origem ou sobre o fim da
vida de cada uma dessas mulheres. Penina, por exemplo, simplesmente Ă© citada de
forma breve pelo escritor bĂblico do livro de Samuel como a rival de Ana, a
mĂŁe do profeta Samuel.
Ana
e Penina viviam com sua famĂlia em Ramataim-Zofim, uma cidade que ficava nas
montanhas do territĂłrio de Efraim, na fronteira com o territĂłrio da tribo de
Benjamim. Embora o marido de Ana e Penina vivesse nas terras de Efraim, ele era
de linhagem levĂtica.
EntĂŁo
como parte da famĂlia de Elcana, Penina viajava a SilĂł regularmente. Na
verdade, a BĂblia diz que de ano em ano Elcana saia de sua cidade para adorar e
sacrificar ao Senhor em SilĂł, onde estava o TabernĂĄculo naquele tempo.
ANA
E PENINA: UM LAR DIVIDIDO
A
BĂblia diz que Ana e Penina eram esposas de um mesmo marido. Em vĂĄrias partes a
BĂblia mostra como esse tipo de relacionamento causou problemas entre o povo de
Deus. Tal como havia ocorrido antes no lar de Jacó, a rivalidade dividiu também o lar
de Elcana.
A
BĂblia diz que Elcana amava a Ana e a favorecia de forma notĂĄvel. Talvez
pelo fato de Ana sofrer muito com a sua esterilidade, Elcana tentava diminuir a
sua tristeza expressando o seu amor por ela. Inclusive, o texto bĂblico deixa
bem claro que Elcana era muito bom para Ana (1 Samuel 1:5,8).
Alguns
comentaristas sugerem que pelo fato de Ana ser a esposa amada, era provĂĄvel que
ela fosse a primeira esposa de Elcana. Se isso estiver correto, entĂŁo talvez
ele tenha se casado com Penina para poder ter filhos apĂłs perceber que Ana era
estéril. De fato, Penina deu filhos e filhas a Elcana (1 Samuel 1:2).
Seja
como, embora a BĂblia nĂŁo forneça detalhes sobre isso, Ă© certo que essa questĂŁo
causava problemas entre as duas mulheres. Inclusive, o texto bĂblico deixa
claro que Ana e Penina eram rivais, e informa que Penina provocava
continuamente a Ana com o propĂłsito de irritĂĄ-la (1 Samuel 1:6). O texto
hebraico nessa parte foi escrito de modo a indicar que Penina procurava deixar
Ana profundamente frustrada, aflita e irritada.
Ao
que parece, todos os anos Penina se aproveitava da viagem que a famĂlia fazia
ao TabernĂĄculo em SilĂł para irritar, desprezar e zombar de Ana por causa de sua
esterilidade. Aqui muita gente pode questionar por que Deus havia permitido que
Penina, com seu comportamento reprovĂĄvel, pudesse ser mĂŁe; enquanto que Ana,
uma mulher piedosa, tivesse de enfrentar a esterilidade.
Na
verdade, o escritor bĂblico destaca que a esterilidade de Ana nĂŁo era algo
aleatĂłrio, mas que o prĂłprio Deus havia fechado a sua madre. Em outras
palavras, a condição de Ana estava debaixo do controle soberano de Deus.
O
CONTRASTE ENTRE ANA E PENINA
Sem
dĂșvida hĂĄ um contraste na BĂblia entre o carĂĄter irritante de Penina e o
carĂĄter piedoso de Ana. Enquanto Penina Ă© retratada no texto bĂblico como
alguém que causava a ira e a aflição numa pessoa que sofria, Ana é retratada
como alguém que suportava contidamente a dor da sua esterilidade e a crueldade
das atitudes de Penina.
Nesse
sentido, Ă© interessante notar que a BĂblia nĂŁo registra Ana confrontando Penina
e causando problemas dentro de sua famĂlia. Ao contrĂĄrio disso, a BĂblia
registra como Ana depositou a sua ansiedade em Deus. Ela sabia que brigar com
Penina nĂŁo resolveria o seu problema, pois o Ășnico que poderia lhe livrar de
sua angustia era o Senhor.
Os
leitores da BĂblia sabem que Penina teve filhos e filhas — apesar de nĂŁo se
saber quantos foram. Mas nenhum dos filhos de Penina teve qualquer papel
relevante na história da redenção registrada na Escritura. Por outro lado, a
mulher de quem Penina zombava, deu Ă luz a um filho extraordinĂĄrio que foi
usado por Deus para orientar Israel num dos perĂodos mais crĂticos de sua
histĂłria.
Mas
a histĂłria de Ana e Penina, no entanto, nĂŁo se trata de uma teologia do
triunfalismo; onde o humilhado Ă© exaltado. Essa histĂłria simplesmente trata
sobre como Deus escolhe os mais improvĂĄveis para cumprir o seu propĂłsito
soberano. Foi assim quando Deus deu Isaque a Sara, JacĂł e EsaĂș a Rebeca, JosĂ© a
Raquel, SansĂŁo a esposa de ManoĂĄ, e JoĂŁo Batista a Isabel.
Sem
dĂșvida Penina nĂŁo foi apenas alguĂ©m que tornou ainda mais dramĂĄtica a histĂłria
de uma mulher estéril; mas foi alguém que, mesmo através de suas palavras
dolorosas, contribuiu para que Ana depositasse a sua confiança exclusivamente
no Senhor. Deus molda o caråter e aperfeiçoa a fé de seus escolhidos mesmo
através do sofrimento, e em tudo isso Ele é glorificado.
Daniel Conegero