JESUS
DEFINIU A FĂ E DEU A FĂRMULA
Quando
o Mestre ensinou que, se vocĂȘ tiver FĂ©, poderĂĄ dizer a –
este
monte:
Sai
daqui e lança-te ao mar e assim serå, também definiu como
se
procede para que isto aconteça.
Ao
revelar que vocĂȘ tem poder de mover montanhas, ao mesmo
Tempo
explicou a fĂłrmula para que vocĂȘ consiga tĂŁo incrĂvel proeza.
Com
isto, definiu a FĂ©.
FĂ©,
no dizer de Jesus, Ă© «Crer Firmemente na Realização da Sua Palavra». (Mc. 11,
23).
Eis,
de maneira simples, clara, precisa, a fĂłrmula da FĂ©:
«Crer
Firmemente na Realização da Sua Palavra.»
A
fĂłrmula Ă© clara, mas a prĂĄtica nĂŁo Ă© tĂŁo simples quanto
parece
Ă primeira vista.
Depois
de ensinar que o Poder Criador do Ser Humano Ă©
Exercido
pela Palavra; que a Palavra contém a Própria
Manifestação
Divina no Seu Bojo; que a
Manifestação
Divina contĂ©m a Força Criadora do FAĂA-SE – o
Mestre,
entĂŁo, revelou o detalhe essencial:
NĂŁo
Ă© Qualquer Palavra que Realiza o Poder
Criador,
mas Apenas a Palavra Acreditada.
Quando
Existir Unidade Absoluta Entre a Palavra e o ConteĂșdo da Mesma, ExistirĂĄ FĂ©.
«Crer
Firmemente na Realização da Sua Palavra.»
CRER — SIGNIFICA ADESĂO TOTAL E
ABSOLUTA DA MENTE.
Crer
— nĂŁo necessita do conhecimento do mecanismo de
funcionamento,
nem de saber como e porquĂȘ o milagre
acontece;
nem descobrir a essĂȘncia do
explosivo
que remove montanhas; mas implica admitir
unilateralmente,
de forma indiscutĂvel, que assim Ă© e assim serĂĄ.
Crer
— nĂŁo exige esclarecimento cientĂfico, embora nĂŁo seja
incompatĂvel
com ele nem o exclua.
Crer
— tem a ver com o conhecimento do efeito, mesmo que nada saiba sobre a causa.
FIRMEMENTE — SIGNIFICA QUE A MENTE
ACEITOU AQUI E AGORA A PALAVRA CRIADORA COMO VERDADE ABSOLUTA E IRREVERSĂVEL.
FIRMEMENTE — DE MANEIRA DEFINIDA E DEFINITIVA.
Firmemente
— Ă© a sua verdade perene, tranquila, Ăłbvia, lĂmpida, redonda, completa.
Firmemente
— porque vocĂȘ sabe que a FĂ© Ă© Uma Lei e Toda a Lei Universal e Divina Jamais Pode
Falhar, Quando as Premissas sĂŁo Colocadas Corretamente.
Firmemente
— nĂŁo admite dĂșvida, nem descrença, nem hesitação, nem
desinteresse,
nem retomo, nem rejeição, nem desconfiança, nem medo.
Firmemente
— o seu sentido foi explicado por Jesus: «NĂŁo duvidar em seu
coração.»
NA REALIZAĂĂO — SIGNIFICA ACEITAR
VERDADEIRAMENTE QUE A PALAVRA, O DESEJO, A ORAĂĂO, A MENTALIZAĂĂO, O PEDIDO, A
SĂPLICA, SE REALIZA INFALIVELMENTE.
Realização
— Ă© o produto da palavra, o efeito, o resultado final, o milagre, a forma, a
concretização.
Realização
— nĂŁo pode haver FĂ© sem obras, ou seja, sem o resultado, sem a materialização.
E
Não Pode Haver Realização sem Acreditar que a Palavra, de Fato, a Produz.
REALIZAĂĂO — AQUI ESTĂ O PONTO CRUCIAL:
SĂŁo
poucos os que acreditam que a
Sua
Palavra Interior Contém e Faz a Realidade.
Realização
— SĂł Alcança o Milagre Quem Sabe que a Concretização da Palavra Ă© InevitĂĄvel.
Realização
— muitas vezes o Milagre esbarra aqui, pois
inĂșmeras
pessoas nĂŁo acreditam que possa acontecer o que desejam.
Realização
— Sempre que Esta Existir, Existiu a FĂ©.
Se
Não Acontecer a Realização, Não Houve Fé.
Aqui
estĂĄ o xis da questĂŁo.
REALIZAĂĂO — Ă, ENFIM, A EVIDĂNCIA DA
FĂ.
Da
SUA — A FĂ© Ă© IntransferĂvel.
Individual.
Ă
sua.
SĂł
sua.
Sua
— NinguĂ©m Pode Crer por Si ou Emprestar-lhe a FĂ©.
Sua
– VocĂȘ Ă© que Deve Chegar Ă Univocidade Entre o Seu Desejo e a Realização.
Sua
– VocĂȘ Pode Pedir aos Outros que o Ajudem a Ter FĂ©, a
Reforçar
a Fé, mas, para Obter o Resultado, ao Fim e ao Cabo Deve Crer Firmemente na Realização
da SUA Palavra.
Sua
— Mesmo que Peça FĂ© a Deus, ou a Nossa Senhora, ou ao
Santo
da Sua Devoção, ou Peça a Cura Através de Espiritualista, a Sua Mente Deve Chegar
ao Ponto de Acreditar na Realização do Seu Desejo, que é a SUA Palavra Interior.
A ĂLTIMA PALAVRA Ă A SUA.
PALAVRA
— Ă© a Manifestação do Seu Pensamento.
Ă
o ExercĂcio do Seu Poder Criador.
Ă
o Seu Ato Mental.
Ă
a Ideia, a Oração, o Pedido, o Desejo, o
Ideal,
o Projeto, a Necessidade, o Prazer, a Verdade, a Determinação Pessoal.
PALAVRA — Ă TODA A SUA CRIAĂĂO MENTAL.
PALAVRA — QUALQUER CONCEPĂĂO RACIONAL.
Palavra
— Ação Mental, ou Espiritual, ou Sentimental.
O APĂSTOLO PAULO TAMBĂM DEFINIU A FĂ
Houve
um Ășnico discĂpulo de Jesus que tambĂ©m definiu a FĂ©.
Foi
o apĂłstolo Paulo, numa carta aos hebreus:
«A
Fé Consiste na Firme Confiança Daquilo que se Espera e na Convicção Daquilo que
NĂŁo se VĂȘ.» (Hb., 11, 1).
FIRME
– o mesmo vocĂĄbulo que Jesus empregou.
Significa
inabalĂĄvel, definitivo, irredutĂvel.
CONFIANĂA
– Ă© palavra que vem do verbo latino
«Confidere»
(con+fidere: confiar, ter FĂ©).
Confiança
– quer dizer certeza, crença.
DAQUILO
QUE SE ESPERA – realidade futura.
VocĂȘ
tem a certeza que aquilo que espera
acontecerĂĄ
infalivelmente.
CONVICĂĂO
– certeza mental.
DAQUILO
QUE NĂO SE VĂ – Embora ainda nĂŁo tenha acontecido
no
tempo e no espaço.
Numa
outra tradução da carta de Paulo, consta:
«FĂ©
Ă© a Posse Antecipada Daquilo que Se Espera, Um Meio de Demonstrar as Realidades
que NĂŁo se VĂȘem.» (Hb., 11, 1).
POSSE
ANTECIPADA
A
Mente Toma Posse por Antecipação Daquilo que, com Certeza Absoluta, Acontecerå
no Tempo e no Espaço.
Na
sua tradução da Vulgata Latina, o Padre Antonio Ferreira assim a expressou:
«A
FĂ© Ă© a SubstĂąncia das Coisas que se Devem Esperar, um
Argumento
das Coisas que NĂŁo Aparecem.» (Heb., 11, 1).
Toda
a substùncia contém a sua forma.
A
substùncia é mental e a forma é a matéria correspondente.
Pensamento
e Realidade, na Definição da Fé, são
Unidade
IndissolĂșvel.
SĂŁo
Verso e Reverso da Mesma Realidade.
ARGUMENTO
DAS COISAS QUE NĂO APARECEM
Argumento
Ă© a Verdade Mental Comprovada.
Mesmo
que Ainda NĂŁo Esteja Materializado, pela
FĂ©
Tem-se o Argumento ComprovatĂłrio de que Assim Ă© e Assim SerĂĄ.
O PRINCĂPIO DA FĂ
O
PrincĂpio da FĂ©, ou seja, a EssĂȘncia, Consiste em Tomar Posse
Mentalmente
Daquilo que se Deseja.
O
Processo da FĂ© Funde a Realidade Mental na Realidade FĂsica.
Em
Verdade, Este Ă© o Processo do Milagre.
Realidade
Mental e Realidade FĂsica sĂŁo as Duas Metades da
Mesma
Realidade, que se Exigem Necessariamente.
Este
Ă© o PrincĂpio da FĂ©.
Pela
FĂ©, DĂĄ-se a FusĂŁo de Causa e Efeito, de SubstĂąncia e
Forma,
de EssĂȘncia e ExpressĂŁo, de Pensamento e Realidade.
Um
desejo, por exemplo, pode ser um simples pensamento
aleatĂłrio,
uma criação mental tida como impossĂvel, um sonho
irrealizĂĄvel,
uma brincadeira mental, uma ilusĂŁo, uma falsidade,
uma
esquizofrenia, uma alucinação, uma mentira.
Esse
pensamento nasceu sem vida.
VocĂȘ
pode, no entanto, Criar Um Desejo Acreditado, que VocĂȘ
Tem
a Certeza de que Vai Acontecer, que NĂŁo Duvida da
Realização,
que VocĂȘ Sabe que
Assim
Ă© e Assim SerĂĄ Infalivelmente.
Neste
caso, o Seu Desejo Contém o
PrincĂpio
da FĂ©.
Ă
ImpossĂvel NĂŁo Acontecer.
A
FĂ©, Sendo FĂ©, Produz Sempre as
Obras.
Vamos
supor que vocĂȘ vive num bairro de lata e agora mentaliza
uma
casa.
Mas
vocĂȘ nĂŁo consegue acreditar que terĂĄ uma casa, porque
vive
num abrigo de lata, vive numa barraca, ganha muito pouco,
nĂŁo
consegue poupar um centavo, nenhum banco lhe empresta
dinheiro,
ninguém quererå dar-lhe uma casa e o governo não estå a construir casas
populares.
A
sua casa mental afigurar-se-ĂĄ como impossibilidade intransponĂvel.
Obviamente,
vocĂȘ nĂŁo tem FĂ©, jĂĄ que esta implica a firme certeza daquilo que espera, na
crença
absoluta
de que sua palavra se realizarĂĄ.
Por
isso, nada acontecerĂĄ.
Na
mesma favela, e nas mesmas condiçÔes, vive o António.
EstĂĄ
mentalizando uma casa.
Transcendendo
a sua pobreza e a sua situação de
pobreza,
ele acredita que terĂĄ casa, porque sabe que qualquer
desejo
acreditado nĂŁo pode deixar de acontecer.
Sabe
que, como ensinou Jesus, todo o pedido jå contém o recebimento.
Em
vez de ficar a analisar as suas
impossibilidades,
acredita firmemente que a sua mentalização
se
materializarĂĄ, porque esta Ă© a Lei InfalĂvel da FĂ©.
VocĂȘ
nĂŁo terĂĄ a sua casa, mas o AntĂłnio terĂĄ, sem dĂșvida nenhuma.
Pensamento
Acreditado Ă© Pensamento Firme, UnĂvoco, Forte, IrresistĂvel, Criador, Milagroso.
A
FĂ Ă INFALĂVEL
InfalĂvel
Significa que Nunca Falha.
A
FĂ©, Sendo FĂ©, Realiza Sempre.
Num
Confronto Entre a FĂ© e Qualquer Impossibilidade (como
doença
incurĂĄvel, montanha a ser removida, riqueza para quem
deve
até os cabelos, um Amor para quem enfrenta a solidão hå
setenta
anos, uma viagem a Paris para quem nem sequer tem
um
par de sapatos), a FĂ© Vence Sempre.
Jesus
jĂĄ afirmara que Tudo Ă© PossĂvel para Aquele que CrĂȘ.
NĂŁo
SĂł Ă© PossĂvel, como TambĂ©m Ă© InfalĂvel.
Normalmente,
as Pessoas Falham Porque VĂȘem Apenas a
Realidade
Existente, Quando a Mente Deve Apossar-se da
Realidade
Futura e Vivenciar Antecipadamente Aquilo que Deseja.
Como
Escreveu Paulo, VocĂȘ Deve Tomar
Posse
Antecipadamente Daquilo que Espera.
Para
Tomar Posse Antecipadamente Daquilo que Espera, a Sua
Mente
Deve Abandonar a Posição Atual e Lançar-se na
Realidade
do Desejo.
Se
VocĂȘ Vive num Bairro de Lata e Faz a Oração da Sua Casa
Nova,
Deve Fazer com que a Mente Abandone a Barraca e Passe a Residir na Casa Nova:
Ă
a Posse Antecipada Daquilo que Espera.
A
FĂ©, na Verdade, Ă© o Futuro Feito Presente.
Escreveu,
numa carta, o ApĂłstolo JoĂŁo, referindo-se a Deus:
«Ora,
Sabendo que Atende os Nossos Pedidos, Sabemos
Também
que Receberemos o que Pedimos.» (1 Jo. 5, 15).
Veja
vocĂȘ a declaração simples e clara de JoĂŁo:
«Sabemos que Receberemos o
que
Pedimos»
AĂ
estĂĄ a garantia da infalibilidade.
O
QUE SE PODE ALCANĂAR ATRAVĂS DA FĂ
HĂĄ
teĂłlogos, filĂłsofos, pregadores, pensadores, que nĂŁo admitem como Verdade que a
Fé Tudo Alcança.
Consideram
que Ă© um Exagero InsustentĂĄvel.
O
pior Ă© que arrastam consigo o
prĂłprio
Cristo.
Afirmam
eles, em Nome do Bom Senso e da InteligĂȘncia, que HĂĄ Certas Coisas que SĂŁo ImpossĂveis.
Nos
seus arrazoados aceitam que algumas coisas se podem
conseguir,
desde que sejam razoĂĄveis, estejam Ă mĂŁo e
correspondam
Ă capacidade de quem pede.
Escrevi
no meu livro «O Poder
Infinito da Sua Mente» que Tudo
o Que Ă© DesejĂĄvel Ă© RealizĂĄvel»
Houve
uma respeitĂĄvel autoridade eclesiĂĄstica que
contestou.
Jesus,
no entanto, pontificou:
«Quanto
ao Poder; Quem Tem FĂ© Tudo Pode.» (Mc. 14, 23).
Afinal, Até Onde se Pode Chegar com a Fé?
Qual Ă© o Limite Ăltimo para a FĂ©?
Onde Começam os ImpossĂveis?
Na
Verdade, TUDO se Pode Alcançar pela Fé.
O
Que Quer Que VocĂȘ Consiga Criar na Mente, Pode Obter.
VocĂȘ
Ă© Seu PrĂłprio Limite, Porque Ă©
VocĂȘ
Quem Traça a Linha da Sua Fronteira.
Se
Acha que Pode Pouco, PoderĂĄ Pouco; Se Acha que Pode
Muito,
PoderĂĄ Muito; Se Acredita que AtĂ© o ImpossĂvel EstĂĄ ao
Seu
Alcance, TambĂ©m o ImpossĂvel EstarĂĄ ao Seu Alcance.
O
EquĂvoco Grosseiro de Certas Pessoas Ă© ConcluĂrem que Aquilo que Eles NĂŁo Alcançaram
Ninguém Poderå Alcançar.
Para
Quem Tem FĂ©, Tudo o que Ă© DesejĂĄvel Ă© RealizĂĄvel.
Tudo
o Que VocĂȘ Consegue Pensar com FĂ©, ConseguirĂĄ Realizar.
Para
a FĂ©, o Pensamento Ă© o Ănico Limite.
Até
Aonde VocĂȘ Levar a DimensĂŁo do Seu Pensamento, AtĂ© AĂ AtingirĂĄ o Seu Poder Realizador.
Disse
Jesus:
«Seja
o Que For que Desejardes, Quando Orardes Crede que Tendes Alcançado e Alcançareis.»
Entre
Esta Afirmação de Jesus e a dos ImpossĂveis dos
Incrédulos,
Tem Mais Peso e ConsistĂȘncia a Verdade do Mestre,
Porque
Ele Era Detentor da Sabedoria Infinita.
Muitos
argumentam assim:
NĂŁo
vejo nenhuma possibilidade, logo, Ă© impossĂvel.
Esses
colocam-se como centros da verdade Ășnica.
VocĂȘ
jĂĄ percebeu a fragilidade desse argumento.
HĂĄ
pessoas prudentes que filosofam que nada pode ultrapassar
as
dimensÔes do racional.
MAS O QUE Ă RACIONAL?
Para
Jesus Era Absolutamente Racional Admitir que a FĂ© Remove Montanhas.
Muita
coisa que era irracional hĂĄ vinte anos, hoje jĂĄ nĂŁo Ă©.
HĂĄ
vinte anos, era irracional dizer que se podia escrever
uma
carta aqui no Brasil e no mesmo minuto a pessoa recebĂȘ-la
no
JapĂŁo.
Hoje,
os Meios de Comunicação Realizam Esta Proeza.
Lauro
Trevisan