sexta-feira, 7 de março de 2025

ONDE ESTÁ O SEGREDO DA FÉ

 

ONDE ESTÁ O SEGREDO DA FÉ?

Qualquer curioso e, mais ainda, qualquer cientista, tem

interesse e necessidade de saber o que Ă© esta FĂ© que Remove

Montanhas, cura doenças, produz milagres, tudo alcança,

materializa a palavra, realiza o desejo.

Afinal, que força estranha é essa que jamais foi travada por

nenhum obstĂĄculo?

Mesmo que a sabedoria humana, no exercĂ­cio de sua

capacidade mĂĄxima de raciocĂ­nio e anĂĄlise, nĂŁo consiga saber

como realizar um desejo ou determinação mental, a Fé encontra

o seu prĂłprio caminho e realiza.

Estamos diante do fenĂŽmeno mais fantĂĄstico do universo.

Resta saber qual Ă© a FĂłrmula da FĂ©.

Jesus definiu-a?

Algum sĂĄbio jĂĄ descobriu?

JESUS DESVENDA O SEGREDO

Todos os Poderes do Mestre Estavam Fundamentados no

Conhecimento do Segredo da FĂ©.

Cristo conhecia e usava como ninguém o Segredo.

Revelou Ele, certa feita:

«Aquele que tiver FĂ© farĂĄ as obras que eu faço e farĂĄ obras

maiores ainda do que estas.» (Jo. 14,12).

A Fé, portanto, não era uma Força Superior inerente apenas à

Esfera Divina.

Tratava-se, segundo Jesus, de uma potencialidade divina cabível no Espaço Humano.

Pela FĂ©, Deus cometeu a impressionante generosidade de

injetar o Poder Divino na DimensĂŁo Humana.

Pelo Lado Divino, logicamente não pode haver delimitação ao Poder e à Fé.

O Infinito alcança o Infinito.

Como o ser humano Ă© finito, claro que o conteĂșdo nĂŁo pode ser

maior do que o recipiente.

Quanto maior, porém, a dimensão do recipiente, tanto maior

poderĂĄ ser o uso do Poder e da FĂ©.

Não hå limites para o Exercício da Fé a não ser o limite que a pessoa se impÔe.

Pela FĂ©, vocĂȘ pode praticar o que Jesus realizava aqui na terra,

porque, em Jesus, o divino se fez humano e a dimensĂŁo humana

do Cristo Ă© a mesma de qualquer cidadĂŁo deste planeta.

Jesus, o SĂĄbio, sempre foi categĂłrico em afirmar que, pela FĂ©, VocĂȘ Tudo Pode.

«Aquele que tiver FĂ© FarĂĄ as Obras que Eu Faço.» (Jo. 14, 12).

Lauro Trevisan


JESUS DEFINIU A FÉ E DEU A FÓRMULA

 

JESUS DEFINIU A FÉ E DEU A FÓRMULA

Quando o Mestre ensinou que, se vocĂȘ tiver FĂ©, poderĂĄ dizer a –

este monte:

Sai daqui e lança-te ao mar e assim serå, também definiu como

se procede para que isto aconteça.

Ao revelar que vocĂȘ tem poder de mover montanhas, ao mesmo

Tempo explicou a fĂłrmula para que vocĂȘ consiga tĂŁo incrĂ­vel proeza.

Com isto, definiu a FĂ©.

FĂ©, no dizer de Jesus, Ă© «Crer Firmemente na Realização da Sua Palavra». (Mc. 11, 23).

Eis, de maneira simples, clara, precisa, a fĂłrmula da FĂ©:

«Crer Firmemente na Realização da Sua Palavra.»

A fĂłrmula Ă© clara, mas a prĂĄtica nĂŁo Ă© tĂŁo simples quanto

parece Ă  primeira vista.

Depois de ensinar que o Poder Criador do Ser Humano Ă©

Exercido pela Palavra; que a Palavra contém a Própria

Manifestação Divina no Seu Bojo; que a

Manifestação Divina contĂ©m a Força Criadora do FAÇA-SE – o

Mestre, entĂŁo, revelou o detalhe essencial:

NĂŁo Ă© Qualquer Palavra que Realiza o Poder

Criador, mas Apenas a Palavra Acreditada.

Quando Existir Unidade Absoluta Entre a Palavra e o ConteĂșdo da Mesma, ExistirĂĄ FĂ©.

«Crer Firmemente na Realização da Sua Palavra.»

CRER — SIGNIFICA ADESÃO TOTAL E ABSOLUTA DA MENTE.

Crer — nĂŁo necessita do conhecimento do mecanismo de

funcionamento, nem de saber como e porquĂȘ o milagre  

acontece; nem descobrir a essĂȘncia do

explosivo que remove montanhas; mas implica admitir

unilateralmente, de forma indiscutĂ­vel, que assim Ă© e assim serĂĄ.

Crer — nĂŁo exige esclarecimento cientĂ­fico, embora nĂŁo seja  

incompatĂ­vel com ele nem o exclua.

Crer — tem a ver com o conhecimento do efeito, mesmo que nada saiba sobre a causa.

FIRMEMENTE — SIGNIFICA QUE A MENTE ACEITOU AQUI E AGORA A PALAVRA CRIADORA COMO VERDADE ABSOLUTA E IRREVERSÍVEL. FIRMEMENTE — DE MANEIRA DEFINIDA E DEFINITIVA.

Firmemente — Ă© a sua verdade perene, tranquila, Ăłbvia, lĂ­mpida, redonda, completa.

Firmemente — porque vocĂȘ sabe que a FĂ© Ă© Uma Lei e Toda a Lei Universal e Divina Jamais Pode Falhar, Quando as Premissas sĂŁo Colocadas Corretamente.

Firmemente — nĂŁo admite dĂșvida, nem descrença, nem hesitação, nem

desinteresse, nem retomo, nem rejeição, nem desconfiança, nem medo.

Firmemente — o seu sentido foi explicado por Jesus: «NĂŁo duvidar em seu

coração.»

NA REALIZAÇÃO — SIGNIFICA ACEITAR VERDADEIRAMENTE QUE A PALAVRA, O DESEJO, A ORAÇÃO, A MENTALIZAÇÃO, O PEDIDO, A SÚPLICA, SE REALIZA INFALIVELMENTE.

Realização — Ă© o produto da palavra, o efeito, o resultado final, o milagre, a forma, a concretização.

Realização — nĂŁo pode haver FĂ© sem obras, ou seja, sem o resultado, sem a materialização.

E Não Pode Haver Realização sem Acreditar que a Palavra, de Fato, a Produz.

REALIZAÇÃO — AQUI ESTÁ O PONTO CRUCIAL:

SĂŁo poucos os que acreditam que a

Sua Palavra Interior Contém e Faz a Realidade.

Realização — SĂł Alcança o Milagre Quem Sabe que a Concretização da Palavra Ă© InevitĂĄvel.

Realização — muitas vezes o Milagre esbarra aqui, pois

inĂșmeras pessoas nĂŁo acreditam que possa acontecer o que desejam.

Realização — Sempre que Esta Existir, Existiu a FĂ©.

Se Não Acontecer a Realização, Não Houve Fé.

Aqui estĂĄ o xis da questĂŁo.

REALIZAÇÃO — É, ENFIM, A EVIDÊNCIA DA FÉ.

Da SUA — A FĂ© Ă© IntransferĂ­vel.

Individual.

É sua.

SĂł sua.

Sua — NinguĂ©m Pode Crer por Si ou Emprestar-lhe a FĂ©.

Sua – VocĂȘ Ă© que Deve Chegar Ă  Univocidade Entre o Seu Desejo e a Realização.

Sua – VocĂȘ Pode Pedir aos Outros que o Ajudem a Ter FĂ©, a

Reforçar a Fé, mas, para Obter o Resultado, ao Fim e ao Cabo Deve Crer Firmemente na Realização da SUA Palavra.

Sua — Mesmo que Peça FĂ© a Deus, ou a Nossa Senhora, ou ao

Santo da Sua Devoção, ou Peça a Cura Através de Espiritualista, a Sua Mente Deve Chegar ao Ponto de Acreditar na Realização do Seu Desejo, que é a SUA Palavra Interior.

A ÚLTIMA PALAVRA É A SUA.

PALAVRA — Ă© a Manifestação do Seu Pensamento.

É o Exercício do Seu Poder Criador.

É o Seu Ato Mental.

É a Ideia, a Oração, o Pedido, o Desejo, o

Ideal, o Projeto, a Necessidade, o Prazer, a Verdade, a Determinação Pessoal.

PALAVRA — É TODA A SUA CRIAÇÃO MENTAL.

PALAVRA — QUALQUER CONCEPÇÃO RACIONAL.

Palavra — Ação Mental, ou Espiritual, ou Sentimental.

O APÓSTOLO PAULO TAMBÉM DEFINIU A FÉ

Houve um Ășnico discĂ­pulo de Jesus que tambĂ©m definiu a FĂ©.

Foi o apĂłstolo Paulo, numa carta aos hebreus:

«A FĂ© Consiste na Firme Confiança Daquilo que se Espera e na Convicção Daquilo que NĂŁo se VĂȘ.» (Hb., 11, 1).

FIRME – o mesmo vocĂĄbulo que Jesus empregou.

Significa inabalĂĄvel, definitivo, irredutĂ­vel.

CONFIANÇA – Ă© palavra que vem do verbo latino

«Confidere» (con+fidere: confiar, ter FĂ©).

Confiança – quer dizer certeza, crença.

DAQUILO QUE SE ESPERA – realidade futura.

VocĂȘ tem a certeza que aquilo que espera

acontecerĂĄ infalivelmente.

CONVICÇÃO – certeza mental.

DAQUILO QUE NÃO SE VÊ – Embora ainda nĂŁo tenha acontecido

no tempo e no espaço.

Numa outra tradução da carta de Paulo, consta:

«FĂ© Ă© a Posse Antecipada Daquilo que Se Espera, Um Meio de Demonstrar as Realidades que NĂŁo se VĂȘem.» (Hb., 11, 1).

POSSE ANTECIPADA

A Mente Toma Posse por Antecipação Daquilo que, com Certeza Absoluta, Acontecerå no Tempo e no Espaço.

Na sua tradução da Vulgata Latina, o Padre Antonio Ferreira assim a expressou:

«A FĂ© Ă© a SubstĂąncia das Coisas que se Devem Esperar, um

Argumento das Coisas que NĂŁo Aparecem.» (Heb., 11, 1).

Toda a substùncia contém a sua forma.

A substùncia é mental e a forma é a matéria correspondente.

Pensamento e Realidade, na Definição da Fé, são

Unidade IndissolĂșvel.

SĂŁo Verso e Reverso da Mesma Realidade.

ARGUMENTO DAS COISAS QUE NÃO APARECEM

Argumento Ă© a Verdade Mental Comprovada.

Mesmo que Ainda NĂŁo Esteja Materializado, pela

FĂ© Tem-se o Argumento ComprovatĂłrio de que Assim Ă© e Assim SerĂĄ.

 O PRINCÍPIO DA FÉ

O PrincĂ­pio da FĂ©, ou seja, a EssĂȘncia, Consiste em Tomar Posse

Mentalmente Daquilo que se Deseja.

O Processo da FĂ© Funde a Realidade Mental na Realidade FĂ­sica.

Em Verdade, Este Ă© o Processo do Milagre.

Realidade Mental e Realidade FĂ­sica sĂŁo as Duas Metades da

Mesma Realidade, que se Exigem Necessariamente.

Este Ă© o PrincĂ­pio da FĂ©.

Pela FĂ©, DĂĄ-se a FusĂŁo de Causa e Efeito, de SubstĂąncia e

Forma, de EssĂȘncia e ExpressĂŁo, de Pensamento e Realidade.

Um desejo, por exemplo, pode ser um simples pensamento

aleatório, uma criação mental tida como impossível, um sonho

irrealizĂĄvel, uma brincadeira mental, uma ilusĂŁo, uma falsidade,

uma esquizofrenia, uma alucinação, uma mentira.

Esse pensamento nasceu sem vida.

VocĂȘ pode, no entanto, Criar Um Desejo Acreditado, que VocĂȘ

Tem a Certeza de que Vai Acontecer, que NĂŁo Duvida da

Realização, que VocĂȘ Sabe que

Assim Ă© e Assim SerĂĄ Infalivelmente.

Neste caso, o Seu Desejo Contém o

PrincĂ­pio da FĂ©.

É Impossível Não Acontecer.

A FĂ©, Sendo FĂ©, Produz Sempre as

Obras.

Vamos supor que vocĂȘ vive num bairro de lata e agora mentaliza  

uma casa.

Mas vocĂȘ nĂŁo consegue acreditar que terĂĄ uma casa, porque

vive num abrigo de lata, vive numa barraca, ganha muito pouco,

nĂŁo consegue poupar um centavo, nenhum banco lhe empresta  

dinheiro, ninguém quererå dar-lhe uma casa e o governo não estå a construir casas populares.

A sua casa mental afigurar-se-ĂĄ como impossibilidade intransponĂ­vel.

Obviamente, vocĂȘ nĂŁo tem FĂ©, jĂĄ que esta implica a firme certeza daquilo que espera, na crença

absoluta de que sua palavra se realizarĂĄ.

Por isso, nada acontecerĂĄ.

Na mesma favela, e nas mesmas condiçÔes, vive o António.

EstĂĄ mentalizando uma casa.

Transcendendo a sua pobreza e a sua situação de

pobreza, ele acredita que terĂĄ casa, porque sabe que qualquer

desejo acreditado nĂŁo pode deixar de acontecer.

Sabe que, como ensinou Jesus, todo o pedido jå contém o recebimento.

Em vez de ficar a analisar as suas

impossibilidades, acredita firmemente que a sua mentalização

se materializarĂĄ, porque esta Ă© a Lei InfalĂ­vel da FĂ©.

VocĂȘ nĂŁo terĂĄ a sua casa, mas o AntĂłnio terĂĄ, sem dĂșvida nenhuma.

Pensamento Acreditado Ă© Pensamento Firme, UnĂ­voco, Forte, IrresistĂ­vel, Criador, Milagroso.

A FÉ É INFALÍVEL

InfalĂ­vel Significa que Nunca Falha.

A FĂ©, Sendo FĂ©, Realiza Sempre.

Num Confronto Entre a FĂ© e Qualquer Impossibilidade (como

doença incurĂĄvel, montanha a ser removida, riqueza para quem  

deve até os cabelos, um Amor para quem enfrenta a solidão hå

setenta anos, uma viagem a Paris para quem nem sequer tem

um par de sapatos), a FĂ© Vence Sempre.

Jesus jĂĄ afirmara que Tudo Ă© PossĂ­vel para Aquele que CrĂȘ.

Não Só é Possível, como Também é Infalível.

Normalmente, as Pessoas Falham Porque VĂȘem Apenas a

Realidade Existente, Quando a Mente Deve Apossar-se da

Realidade Futura e Vivenciar Antecipadamente Aquilo que Deseja.

Como Escreveu Paulo, VocĂȘ Deve Tomar

Posse Antecipadamente Daquilo que Espera.

Para Tomar Posse Antecipadamente Daquilo que Espera, a Sua

Mente Deve Abandonar a Posição Atual e Lançar-se na

Realidade do Desejo.

Se VocĂȘ Vive num Bairro de Lata e Faz a Oração da Sua Casa

Nova, Deve Fazer com que a Mente Abandone a Barraca e Passe a Residir na Casa Nova:

É a Posse Antecipada Daquilo que Espera.

A FĂ©, na Verdade, Ă© o Futuro Feito Presente.

Escreveu, numa carta, o ApĂłstolo JoĂŁo, referindo-se a Deus:

«Ora, Sabendo que Atende os Nossos Pedidos, Sabemos

TambĂ©m que Receberemos o que Pedimos.» (1 Jo. 5, 15).

Veja vocĂȘ a declaração simples e clara de JoĂŁo:

 «Sabemos que Receberemos o

que Pedimos»

AĂ­ estĂĄ a garantia da infalibilidade.

O QUE SE PODE ALCANÇAR ATRAVÉS DA FÉ

Hå teólogos, filósofos, pregadores, pensadores, que não admitem como Verdade que a Fé Tudo Alcança.

Consideram que Ă© um Exagero InsustentĂĄvel.

O pior Ă© que arrastam consigo o

prĂłprio Cristo.

Afirmam eles, em Nome do Bom Senso e da InteligĂȘncia, que HĂĄ Certas Coisas que SĂŁo ImpossĂ­veis.

Nos seus arrazoados aceitam que algumas coisas se podem

conseguir, desde que sejam razoĂĄveis, estejam Ă  mĂŁo e

correspondam Ă  capacidade de quem pede.

Escrevi no meu livro «O Poder Infinito da Sua Mente» que Tudo

o Que Ă© DesejĂĄvel Ă© RealizĂĄvel»

Houve uma respeitĂĄvel autoridade eclesiĂĄstica que

contestou.

Jesus, no entanto, pontificou:

«Quanto ao Poder; Quem Tem FĂ© Tudo Pode.» (Mc. 14, 23).

Afinal, Até Onde se Pode Chegar com a Fé?

Qual Ă© o Limite Último para a FĂ©?

Onde Começam os Impossíveis?

Na Verdade, TUDO se Pode Alcançar pela Fé.

O Que Quer Que VocĂȘ Consiga Criar na Mente, Pode Obter.

VocĂȘ Ă© Seu PrĂłprio Limite, Porque Ă©

VocĂȘ Quem Traça a Linha da Sua Fronteira.

Se Acha que Pode Pouco, PoderĂĄ Pouco; Se Acha que Pode

Muito, Poderå Muito; Se Acredita que Até o Impossível Estå ao

Seu Alcance, Também o Impossível Estarå ao Seu Alcance.

O Equívoco Grosseiro de Certas Pessoas é Concluírem que Aquilo que Eles Não Alcançaram Ninguém Poderå Alcançar.

Para Quem Tem FĂ©, Tudo o que Ă© DesejĂĄvel Ă© RealizĂĄvel.

Tudo o Que VocĂȘ Consegue Pensar com FĂ©, ConseguirĂĄ Realizar.

Para a FĂ©, o Pensamento Ă© o Único Limite.

AtĂ© Aonde VocĂȘ Levar a DimensĂŁo do Seu Pensamento, AtĂ© AĂ­ AtingirĂĄ o Seu Poder Realizador.

Disse Jesus:

«Seja o Que For que Desejardes, Quando Orardes Crede que Tendes Alcançado e Alcançareis.»

Entre Esta Afirmação de Jesus e a dos Impossíveis dos

IncrĂ©dulos, Tem Mais Peso e ConsistĂȘncia a Verdade do Mestre,

Porque Ele Era Detentor da Sabedoria Infinita.

Muitos argumentam assim:

NĂŁo vejo nenhuma possibilidade, logo, Ă© impossĂ­vel.

Esses colocam-se como centros da verdade Ășnica.

VocĂȘ jĂĄ percebeu a fragilidade desse argumento.

HĂĄ pessoas prudentes que filosofam que nada pode ultrapassar

as dimensÔes do racional.

MAS O QUE É RACIONAL?

Para Jesus Era Absolutamente Racional Admitir que a FĂ© Remove Montanhas.

Muita coisa que era irracional hĂĄ vinte anos, hoje jĂĄ nĂŁo Ă©.

HĂĄ vinte anos, era irracional dizer que se podia escrever

uma carta aqui no Brasil e no mesmo minuto a pessoa recebĂȘ-la

no JapĂŁo.

Hoje, os Meios de Comunicação Realizam Esta Proeza.

 

Lauro Trevisan