O QUE É ÓBVIO?
Segundo o dicionário, óbvio é algo fácil de entender, intuitivo, lógico, evidente.
Porém, eu arriscaria dizer que o óbvio é a informação essencial que não foi comunicada.
E, infelizmente, estamos cheios desse tipo de obviedade no mundo corporativo.
Não raro, algumas informações óbvias só aparecem quando o projeto ou já está comprometido ou finalizado. E aí vem o custo da ‘refação’, que poderia facilmente ser evitado, se o “óbvio” tivesse sido informado antes.
Isso desgasta a equipe e consome um tempo precioso que poderia ser direcionado para outros temas importantes.
Em nenhum momento, um líder deve partir do pressuposto que o seu colaborador possui de antemão todas as informações necessárias para executar determinada tarefa.
É seu papel guiar, estressar o tema, até que esteja bem claro o que deve ser feito.
Por outro lado, o colaborador deve fazer todas as perguntas necessárias para sanar suas dúvidas.
Em alguns casos, é útil fazer o mesmo questionamento de maneiras diferentes para ter certeza de que não há contradições ou pontas soltas.
Mas isso é óbvio, certo???
Fernando Mantovani
Nenhum comentário:
Postar um comentário