AS SEIS FILHAS DA TIBIEZA, SEGUNDO SÃO TOMÁS DE AQUINO, PARA VENCER NA SUA VIDA CRISTÃ
Em vários momentos de nossas vidas, encontramo-nos desanimados e faltam-nos estímulos para a oração diária. Podem ser sintomas da tibieza. Devemos superar a Tibieza e ter um encontro de amor com o Senhor.
COMO ACONTECE A CONVERSÃO?
Ela ocorre quando temos consciência do pecado, a partir de uma experiência com Deus e compreensão de Sua Vontade e da Verdade.
Uma percepção que se dá também por meio do conhecimento dos mandamentos e doutrina da Igreja. Além disso, a ação do Espírito Santo é essencial para conhecermos a realidade sobre nós mesmos e, assim, sobre nossas ações, sejam boas ou ruins, e para o nosso progresso espiritual.
Em vários momentos de nossas vidas, encontramo-nos desanimados, sem estímulos para as coisas de Deus e até mesmo para rezarmos.
Faltam-nos forças para a oração diária e uma grande preguiça e apatia espiritual nos atingem. Estes podem ser sintomas da tibieza.
Como diz São Tomás de Aquino, seguindo São Gregório Magno, a tibieza tem seis filhas. Ou seja, seis modos de ela se expressar em atos de pecado:
1) A falta de esperança; o desânimo ante as coisas de Deus, uma espécie de
incapacidade para ter uma vida interior rica e exigente. O tíbio encontra-se
sem forças;
2) Uma imaginação descontrolada; o tíbio solta a imaginação, e nela refugia-se
para encontrar consolos, felicidade fictícia;
3) Torpor e preguiça mental para o sobrenatural;
4) Pusilanimidade; um ânimo fraco, uma covardia, pecados de omissão; deixa
passar muitas graças do Espírito Santo;
5) Rancor e espírito crítico; sobretudo contra aqueles que lutam para serem
melhores; não querem mudar e ainda diz que quem muda é que está errado;
6) Maldade, o que já é uma escolha consciente e interna do mal. É um dos
pecados mais graves que o homem pode cometer.
E como vencer a tibieza? A primeira resposta é se deixar inflamar pelo Espírito Santo! Somente o fogo do Espírito pode aquecer o que está frio!
É tempo favorável para voltarmos ao amor de Deus e deixar que Ele transforme tudo.
Todo dia é o momento propício, a oportunidade que Deus nos dá, a cada hoje, de revermos a nossa vida e recomeçarmos:
“Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois ele diz: ‘No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri’. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.” (2Cor 6, 1-2)
“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. (Jl 2,12-13)
Paulinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário