quarta-feira, 29 de maio de 2024

AS SEIS FILHAS DA TIBIEZA

 

AS SEIS FILHAS DA TIBIEZA, SEGUNDO SÃO TOMÁS DE AQUINO, PARA VENCER NA SUA VIDA CRISTÃ

Em vários momentos de nossas vidas, encontramo-nos desanimados e faltam-nos estímulos para a oração diária. Podem ser sintomas da tibieza. Devemos superar a Tibieza e ter um encontro de amor com o Senhor.

COMO ACONTECE A CONVERSÃO?

Ela ocorre quando temos consciência do pecado, a partir de uma experiência com Deus e compreensão de Sua Vontade e da Verdade.

Uma percepção que se dá também por meio do conhecimento dos mandamentos e doutrina da Igreja. Além disso, a ação do Espírito Santo é essencial para conhecermos a realidade sobre nós mesmos e, assim, sobre nossas ações, sejam boas ou ruins, e para o nosso progresso espiritual.

Em vários momentos de nossas vidas, encontramo-nos desanimados, sem estímulos para as coisas de Deus e até mesmo para rezarmos.

Faltam-nos forças para a oração diária e uma grande preguiça e apatia espiritual nos atingem. Estes podem ser sintomas da tibieza.

Como diz São Tomás de Aquino, seguindo São Gregório Magno, a tibieza tem seis filhas. Ou seja, seis modos de ela se expressar em atos de pecado:


1) A falta de esperança; o desânimo ante as coisas de Deus, uma espécie de incapacidade para ter uma vida interior rica e exigente. O tíbio encontra-se sem forças;
2) Uma imaginação descontrolada; o tíbio solta a imaginação, e nela refugia-se para encontrar consolos, felicidade fictícia;
3) Torpor e preguiça mental para o sobrenatural;
4) Pusilanimidade; um ânimo fraco, uma covardia, pecados de omissão; deixa passar muitas graças do Espírito Santo;
5) Rancor e espírito crítico; sobretudo contra aqueles que lutam para serem melhores; não querem mudar e ainda diz que quem muda é que está errado;
6) Maldade, o que já é uma escolha consciente e interna do mal. É um dos pecados mais graves que o homem pode cometer.

E como vencer a tibieza? A primeira resposta é se deixar inflamar pelo Espírito Santo! Somente o fogo do Espírito pode aquecer o que está frio!

É tempo favorável para voltarmos ao amor de Deus e deixar que Ele transforme tudo.

Todo dia é o momento propício, a oportunidade que Deus nos dá, a cada hoje, de revermos a nossa vida e recomeçarmos:

“Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois ele diz: ‘No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri’. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.” (2Cor 6, 1-2)

“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. (Jl 2,12-13)

Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário