quarta-feira, 9 de abril de 2025

ECLESIASTES 3 EXPLICADO

 

ECLESIASTES 3 EXPLICADO

1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

3 Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;

4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

5 Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;

6 Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;

7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;

8 Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

9 Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?

10 Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos seres humanos, para com ele os exercitar.

11 Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do ser humano, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.

12 Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida;

13 E também que todo o ser humano coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um Dom de Deus.

14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja Temor Diante Dele.

15 O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.

16 Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniquidade.

17 Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra.

18 Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos seres humanos, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais.

19 Porque o que sucede aos filhos dos seres humanos, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos seres humanos sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.

20 Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.

21 Quem sabe que o fôlego do ser humano vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?

22 Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o ser humano nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?

Amém.

 

ECLESIASTES 3 EXPLICADO

ESTUDO REVELA LIÇÕES PROFUNDAS

“Tudo Neste Mundo Tem o Seu Tempo; Cada Coisa Tem a Sua Ocasião.” (Eclesiastes 3:1 – NTLH).

Esta frase, que abre o capítulo 3 de Eclesiastes, é uma das mais conhecidas da Bíblia.

Ela expressa um conceito fundamental do capítulo:

O Tempo é um elemento importante da Vida Humana.

O capítulo 3 de Eclesiastes é um dos mais reflexivos da Bíblia.

Ele apresenta uma reflexão sobre o Tempo e a Transitoriedade da Vida Humana.

O autor do livro, conhecido como o “Príncipe Sábio”, começa o capítulo com uma constatação surpreendente:

“Para Tudo Há uma Ocasião, e um Tempo para Cada Propósito Debaixo do Céu.” (Eclesiastes 3:1 – NVI).

Tudo na Vida Tem Um Propósito e Um Momento Correto para Acontecer.

O sábio escritor então apresenta uma lista de atividades que têm o seu Tempo Próprio.

O TERMO “TEMPO” NO CONTEXTO PODE SER ENTENDIDO DE DUAS MANEIRAS:

Como um período de tempo específico, como o tempo de nascer ou o tempo de morrer.

Neste sentido, o tempo é um conceito linear, que se move em uma direção.

O autor do livro de Eclesiastes reconhece que tudo na vida tem um começo e um fim, e que cada momento tem o seu próprio propósito.

Como uma estação ou um ciclo da vida, como o tempo de plantar ou o tempo de colher.

Neste contexto, o tempo é um conceito cíclico, que se repete.

O autor do livro de Eclesiastes reconhece que a Vida é um Processo de Constante Mudança, e que Cada Estação Tem o Seu Próprio Propósito.

Ambas as interpretações do Tempo são importantes para entender o significado do capítulo 3 de Eclesiastes.

O autor do livro está nos dizendo que a Vida é uma Jornada com Um Propósito, e que Cada Momento Desta Jornada Tem o Seu Próprio Significado.

A lista de atividades que têm o seu tempo próprio.

ESSAS ATIVIDADES INCLUEM:

Nascer e morrer

Plantar e colher

Matar e curar

Destruir e construir

Chorar e rir

Sofrer e se alegrar

Abraçar e se conter

Procurar e desistir

Guardar e lançar fora

Rasgar e costurar

Calar e falar

Amar e odiar

Lutar e viver em paz

Essa lista é abrangente e inclui atividades de todos os tipos, desde as mais básicas, como nascer e morrer, até as mais complexas, como amar e odiar.

O autor do livro de Eclesiastes não está nos dizendo que todas essas atividades são iguais ou que têm o mesmo valor.

Ele está simplesmente nos dizendo que cada uma dessas atividades tem o seu Próprio Momento Adequado.

Por exemplo, o Tempo de Nascer é um Momento de Alegria e Celebração, enquanto o Tempo de Morrer é um Momento de Tristeza e Despedida.

O Tempo de Plantar é um Momento de Esperança e Expectativa, enquanto o Tempo de Colher é um Momento de Realização e Satisfação.

O narrador de Eclesiastes nos convida a aceitar a Transitoriedade da Vida e a Aproveitar Cada Momento que Nos é Dado.

Ele nos lembra que Tudo Tem o Seu Tempo, e que Não Há Nada que Possamos Fazer para Mudar Isso.

A MENSAGEM GERAL DO CAPÍTULO 3

O capítulo 3 de Eclesiastes apresenta uma mensagem geral de Aceitação da Transitoriedade da Vida.

O autor do livro reconhece que Tudo na Vida Tem um Começo e um Fim, e que Não Há Nada que Possamos Fazer para Mudar Isso.

O autor do livro também Reconhece que a Vida é um Processo de Constante Mudança.

As Estações da Vida se Sucedem, e Cada Estação Tem o Seu Próprio Propósito.

Embora o escritor do livro Reconheça a Transitoriedade e a Mudança da Vida, Ele Também nos Convida a Aproveitar Cada Momento que Nos é Dado.

Ele nos Lembra que Tudo Tem o Seu Tempo, e que Não Há Nada que Possamos Fazer para Mudar Isso.

A MENSAGEM DO CAPÍTULO 3 DE ECLESIASTES PODE SER RESUMIDA NA SEGUINTE FRASE:

Aceite a Transitoriedade da Vida e Aproveite Cada Momento.

Essa mensagem é relevante para todos nós, pois nos lembra que a Vida é Curta e que Devemos Aproveitar Cada Momento que Nos é Dado.

APLICAÇÕES PRÁTICAS DE ECLESIASTES 3

A mensagem do capítulo 3 de Eclesiastes pode ser aplicada de várias maneiras na nossa vida cotidiana.

AQUI ESTÃO ALGUMAS SUGESTÕES:

Aceite a Transitoriedade da Vida.

A primeira aplicação prática é aceitar a transitoriedade da vida.

Isso significa reconhecer que tudo na vida tem um começo e um fim, e que não há nada que possamos fazer para mudar isso.

Quando aceitamos a transitoriedade da vida, podemos viver de forma mais plena e significativa.

Podemos aproveitar cada momento que nos é dado, sem nos preocuparmos com o futuro.

Aproveite Cada Momento.

A segunda aplicação prática é aproveitar cada momento.

Isso significa viver o presente, sem se preocupar com o passado ou com o futuro.

Quando aproveitamos cada momento, podemos experimentar a alegria da vida.

Podemos nos conectar com as pessoas que amamos e podemos fazer a diferença no mundo.

Encontre Propósito em Cada Estação da Vida.

A terceira aplicação prática é encontrar Propósito em Cada Estação da Vida.

Isso significa reconhecer que Cada Estação da Vida Tem o Seu Próprio Propósito.

Quando encontramos Propósito em Cada Estação da Vida, Podemos Viver de Forma mais Significativa.

Podemos Aprender e Crescer em Cada Fase da Nossa Vida.

Viva com Sabedoria.

A quarta aplicação prática é Viver com Sabedoria.

Isso significa usar o Nosso Tempo e os Nossos Recursos de Forma Sábia.

Quando Vivemos com Sabedoria, Podemos Fazer a Diferença no Mundo.

Podemos Deixar um Legado de Amor, Esperança e Paz.

Ao refletir sobre essa mensagem, podemos Viver de Forma Mais Plena e Significativa.

CONCLUSÃO

Tudo na Vida Tem um Começo e um Fim, e que Não Há Nada que Possamos Fazer para Mudar Isso.

Somos Convidados a Aceitar a Transitoriedade da Vida e a Aproveitar Cada Momento que nos é Dado.

Bibliologia


O DE REPENTE DE DEUS

 

O DE REPENTE DE DEUS

Deus é o Senhor do Tempo, Ele é Aquele que nos Ouve e nos Responde no Momento Oportuno.

Muitas coisas das quais tornamos conhecidas ao Senhor por meio da Oração são prontamente atendidas, outras porém, aguardamos um pouco mais, aguardamos pelo De Repente de Deus.

Vamos entender isso melhor a partir da descrição que Lucas faz sobre a Igreja Primitiva.

Após a Ressurreição de Jesus os discípulos receberam uma Ordem e uma Promessa:

Permanecerem em Jerusalém até que do alto fossem Revestidos de Poder (Lc 24:49) .

Os discípulos passaram a se reunir dia após dia aguardando o Cumprimento da Promessa que haviam Recebido do Mestre.

Acontece então, que um dia, em uma reunião de Oração De Repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem (At 2:2-4).

O mesmo acontece com Ana e Simeão, ambos aguardavam com grande expectativa a chegada do Salvador de Israel.

Ana ficara viúva ainda em sua mocidade e desde então decidiu dedicar todos os seus dias ao Senhor, ela não se afastava do templo cultuando a Deus dia a noite com jejuns e orações.

Até que um dia, não um dia qualquer mas o Dia do De Repente de Deus, Jesus é levado ao templo por seus pais e Ana tem um encontro com a recompensa de sua permanência.

 Seus olhos agora estão contemplando o Messias que fora tão aguardado e a respeito de quem os profetas falaram.

De Repente, o Redentor está nos braços de Simeão, o mesmo que recebeu a Promessa por meio do Espírito de que não morreria  antes de ver o Cristo da parte do Senhor.

Eles experimentaram uma alegria indizível, provaram a Fidelidade de Deus.

Cada dia de espera valeu a pena para Ana, Simeão e os discípulos.

Nós sabemos que Jesus virá outra vez e aguardamos ansiosamente por esse dia, mas Ele nunca mais será visto como O viram Ana e Simeão.

Toda a expectativa e peso de Israel estavam sobre ombros de uma pequena criança, e a medida que seus braços seguravam o Redentor de Israel, seus olhos se encontravam com a inocência Daquele que ainda descobriria tanto a Respeito de Si Mesmo.

O que dizer dos discípulos que vivenciaram o evento histórico da descida do Espírito Santo profetizado por Joel mais ou menos 800 anos antes desse episódio.

Se há algo precioso ser aprendido com esses é a Persistência, ela é a Chave de Acesso para o De Repente de Deus.

Se há uma Promessa que meu coração aguarda com grande expectativa é o avivamento em nossa nação, quando homens e mulheres que tem permanecido no lugar de Oração serão incendiados pelo Fogo do Espírito e manifestarão o reino em todas as esferas da sociedade.

Espero quando essas tochas acesas se levantarão transformando os lugares por onde passarem, dispostos a ir onde ninguém deseja ir  para proclamar a Verdade, não buscando sua própria glória mas a Glória do Unigênito de Deus.

Já ouvimos que o Brasil será um celeiro para as Nações da Terra e eu tenho aguardado em Oração pelo De Repente de Deus, despertando o Brasil de norte a sul, de leste a oeste, restaurando em nós o Amor por Jesus.

E para aqueles (as) que receberam a aguardam a Promessa de Deus, eis uma notícia:

Ela virá De Repente os surpreenderá, porque Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria Ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?  (Nm 23:19).

Para os que permanecem em Oração um dia então, não será mais um simples dia, mas entrará para a história como o Dia do De Repente de Deus, onde Ele mostrará a Sua Fidelidade Aqueles (as) que Permaneceram Fiéis.

 

Roberta Pereira


POR QUE JESUS DIZIA "EM VERDADE EM VERDADE VOS DIGO"?

 

POR QUE JESUS DIZIA “EM VERDADE EM VERDADE VOS DIGO”?

“Em Verdade vos Digo” ou “Em Verdade Te Digo” é uma expressão utilizada por Jesus que aparece registrada dezenas de vezes nos Evangelhos.

No Evangelho de João, essa expressão aparece composta com uma repetição a mais, isto é, “Em Verdade em Verdade vos Digo” ou “Na Verdade na Verdade Te Digo”.

Na Bíblia Jesus usa a expressão “Em Verdade Em Verdade Vos Digo” como introdução de Uma Declaração Solene.

Portanto, o significado de “Em Verdade Vos Digo” pode ser traduzido como “Eu Solenemente Declaro”.

Dessa forma, a repetição enfática “Em Verdade Em Verdade Vos Digo” também pode ser traduzida como “Mui Solenemente Eu Lhes Digo”.

No ensino de Jesus, essa expressão serve como um alerta profundo.

Ela introduz uma declaração que traz uma apropriada conclusão ao que está sendo dito.

Isso Indica Que o Que se Segue Após o “Em Verdade Em Verdade Vos Digo” Deve Ser Recebido, Refletido, Assimilado e Obedecido.

O SIGNIFICADO DE “EM VERDADE VOS DIGO”

A expressão “Em Verdade” traduz o original amem.

Então a repetição “Em Verdade Em Verdade” traduz um duplo Amém.

De forma geral, em hebraico essa expressão transmite o Sentido de Verdade e Fidelidade.

W. Hendriksen diz que por isso essa expressão é usada em Declarações que Afirmam ou Confirmam Uma Verdade Solene.

No Antigo Testamento esse Amém (Em Verdade) também ocorre algumas vezes (cf. 1 Reis 1:36; Jeremias 28:6; etc.).

Inclusive, o duplo amém também é encontrado nos livros do Antigo Testamento (cf. Números 5:22; Neemias 8:6; Salmo 41:13; etc.).

No Novo Testamento o duplo amém aramaico, transliterado em grego e traduzido como “Em Verdade Em Verdade” ocorre vinte e cinco vezes no Evangelho de João.

Mas seja em sua forma dupla (“Em Verdade Em Verdade”), seja em sua forma simples (“Em Verdade”), essa expressão combina as ideias de Verdade e Solenidade no Novo Testamento.

Então a expressão “Em Verdade Em Verdade Vos Digo” não somente introduz Uma Declaração que Expressa Uma Verdade ou Um Fato, mas também Enfatiza que Tal Verdade ou Fato é Muitíssimo Importante e Solene.

W. Hendriksen completa dizendo que em muitos casos a expressão “Em Verdade Vos Digo” introduz Uma Declaração que Difere da Opinião ou Expectativa Popular, ou Mesmo Causa Surpresa no Ouvinte.

EM VERDADE EM VERDADE VOS DIGO

Então é correto afirmar que Jesus usa a expressão “Em Verdade Vos Digo” como Afirmação e Confirmação de Seu Ensino.

Embora Amém (Em Verdade) fosse uma típica expressão hebraica, nos lábios de Jesus Cristo certamente ela ganhou Uma Profundidade Incomparável.

Isso porque não era um rabino qualquer que estava dizendo “Em Verdade Em Verdade Vos Digo”; nem mesmo era um Simples Profeta quem estava fazendo uso dessas palavras, por mais respeitado e importante que alguém assim pudesse ser.

Inclusive, não há qualquer registro de mais alguém que tenha usado essa expressão de forma semelhante a que Jesus usou.

Na Verdade ninguém mais além Dele teria, de fato, Autoridade para fazê-lo.

No Ensino de Jesus a expressão “Em Verdade Em Verdade Vos Digo” Aparece Pronunciada pelos Lábios Daquele Que É, Ele Próprio, A Verdade.

Ele mesmo declarou: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. “ (João 14:6).

Essa expressão aponta para a Autoridade do Único que é Digno de Ser Chamado de “O Amém” (cf. 2 Coríntios 1:20; Apocalipse 3:14).

 

Daniel Conegero