quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

SETE PECADOS CAPITAIS

 

SETE PECADOS CAPITAIS

Os sete pecados capitais sĂŁo atitudes pecaminosas que dĂŁo origem a todos os outros pecados.

Acredita-se que, por meio deles, os humanos ficam mais longe de Deus.

Apesar de comumente ligados Ă  Igreja CatĂłlica, os setes pecados capitais nĂŁo tiveram origem no cristianismo e nĂŁo estĂŁo presentes na BĂ­blia.

Os sete pecados capitais são vícios e transgressÔes humanas que dão origem a outros pecados, de acordo com algumas religiÔes. Com isso, os pecados capitais seriam atitudes que afastariam o ser humano de Deus.

SÃO ELES:

  • luxĂșria;
  • soberba;
  • preguiça;
  • inveja;
  • gula;
  • avareza;
  • ira.

Apesar de comumente ligados à Igreja Católica, os setes pecados capitais não tiveram origem no cristianismo e não estão presentes na Bíblia. No entanto, os pecados foram adotados pela Igreja como forma de facilitar a difusão dos dogmas entre seus seguidores, assim como reforçar o cumprimento aos Dez Mandamentos.

QUAIS SÃO OS SETE PECADOS CAPITAIS?

Os sete pecados capitais são atitudes que levam o ser humano a cometer infraçÔes (pecar). Apesar de serem listados separadamente, é comum que eles se correlacionem em seus significados.

Veja a seguir quais sĂŁo os sete pecados capitais.

  • LuxĂșria: popularmente relacionada Ă  busca excessiva pelo sexo, tambĂ©m Ă© um pecado ligado Ă  paixĂŁo pelo poder e pelo dinheiro, de acordo com a perspectiva de SĂŁo TomĂĄs de Aquino. A luxĂșria Ă© se deixar dominar pelas paixĂ”es.
  • Soberba: tambĂ©m conhecida como vaidade, estĂĄ relacionada ao sentimento de superioridade. É o orgulho em excesso, o narcisismo.
  • Preguiça: Ă© vista como pecado por gerar a procrastinação, a apatia, o desleixo. Uma polĂȘmica de tal pecado estĂĄ na sua origem, jĂĄ que na Ă©poca estava tambĂ©m ligada Ă  melancolia (incluindo doenças como depressĂŁo).
  • Inveja: Ă© o desejo excessivo por tudo o que outra pessoa tem ou conquista. A pessoa invejosa ignora seus prĂłprios bens e cobiça uma vida que nĂŁo Ă© sua.
  • Gula: o significado mais comum da gula Ă© o consumo exagerado de comida e bebida. O termo vem do latim gluttire (devorar, engolir Ă s pressas). ApĂłs sĂ©culos, ganhou tambĂ©m o significado de cobiça, por ter sempre mais, mas nĂŁo se sentir satisfeito.
  • Avareza: excesso de apego a bens materiais. Popularmente, pode-se considerar como avarento um indivĂ­duo “pĂŁo-duro”. A ganĂąncia tambĂ©m Ă© uma caracterĂ­stica da avareza, jĂĄ que a pessoa pode fazer qualquer coisa para conseguir o que deseja (atitudes boas ou ruins).
  • Ira: Ă© a raiva, a demonstração do Ăłdio e o desejo de fazer o mal para algo ou alguĂ©m. É o pecado responsĂĄvel pelos conflitos humanos ao longo da histĂłria.

ORIGEM E HISTÓRIA DOS SETE PECADOS CAPITAIS

A primeira lista que remonta aos pecados capitais conhecidos hoje foi definida pelo monge grego Evagrius Ponticus (345-399), no século IV.

Evagrius era asceta, ou seja, pertencia ao ascetismo, estilo de vida que abolia os prazeres mundanos e as chamadas tentaçÔes. Ele se dedicava a disciplinar corpo e mente, bem como ao trabalho espiritual.

Evagrius escreveu o livro Origens Sagradas de Coisas Profundas, no qual listou as tentaçÔes que corrompiam as pessoas e que deveriam ser evitadas. A obra trouxe como pecados gula, fornicação, avareza, descrença, ira, desencorajamento, vanglória e soberba.

No ano de 590, o Papa GregĂłrio (540-604) fez sua lista de pecados e os nomeou como capitais, do latim “caput” (cabeça, chefe, lĂ­der). A configuração dos pecados capitais definida por ele ficou conhecida por mais de 600 anos.

Na lista do Papa GregĂłrio, descrença e desencorajamento se tornaram um sĂł pecado (preguiça). JĂĄ vanglĂłria e soberba tornaram-se somente soberba, adquirindo como significado a uniĂŁo do orgulho, vanglĂłria e vaidade. A “fornicação” foi excluĂ­da da lista de pecados, que passou a ter “inveja” e “extravagĂąncia”.

Em 1273, a Suma TeolĂłgica de SĂŁo TomĂĄs de Aquino fez a revisĂŁo dos pecados listados pelo Papa GregĂłrio e os classificou novamente. Tal reclassificação resultou na lista dos atuais sete pecados capitais: luxĂșria, soberba (vaidade), preguiça, inveja, gula, avareza e ira (raiva).

SETE CÍRCULOS

Dante Alighieri, na obra A Divina Comédia, popularizou os pecados capitais em forma de entretenimento. O escritor os definiu como os sete círculos. Os pecados menos graves estavam mais próximos de Deus, enquanto os piores se aproximavam ao diabo.

A Divina ComĂ©dia se divide em CĂ©u, PurgatĂłrio e Inferno. É no PurgatĂłrio que o personagem principal encontra os sete cĂ­rculos, ou seja, os pecados capitais. Os pecados sĂŁo atitudes contra Deus e para cada cĂ­rculo existe um.

SETE VIRTUDES

Em oposição aos pecados capitais, estão as virtudes. Cada atitude maléfica tem uma versão considerada boa.

IraPaciĂȘncia

InvejaCaridade

PreguiçaDiligĂȘncia

GulaTemperança

SoberbaHumildade

LuxĂșriaCastidade

AvarezaGenerosidade

As sete virtudes capitais foram difundidas na Europa durante a Idade MĂ©dia, inspiradas em um poema Ă©pico escrito pelo poeta cristĂŁo AurĂ©lio Clemente PrudĂȘncio, no sĂ©culo IV.

 Lorraine Vilela

 

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