SETE PECADOS CAPITAIS
Os sete pecados capitais sĂŁo atitudes pecaminosas que dĂŁo origem a todos os outros pecados.
Acredita-se que, por meio deles, os humanos ficam mais longe de Deus.
Apesar de comumente ligados Ă Igreja CatĂłlica, os setes pecados capitais nĂŁo tiveram origem no cristianismo e nĂŁo estĂŁo presentes na BĂblia.
Os sete pecados capitais sĂŁo vĂcios e transgressĂ”es humanas que dĂŁo origem a outros pecados, de acordo com algumas religiĂ”es. Com isso, os pecados capitais seriam atitudes que afastariam o ser humano de Deus.
SĂO ELES:
- luxĂșria;
- soberba;
- preguiça;
- inveja;
- gula;
- avareza;
- ira.
Apesar de comumente ligados Ă Igreja CatĂłlica, os setes pecados capitais nĂŁo tiveram origem no cristianismo e nĂŁo estĂŁo presentes na BĂblia. No entanto, os pecados foram adotados pela Igreja como forma de facilitar a difusĂŁo dos dogmas entre seus seguidores, assim como reforçar o cumprimento aos Dez Mandamentos.
QUAIS SĂO OS SETE PECADOS CAPITAIS?
Os sete pecados capitais são atitudes que levam o ser humano a cometer infraçÔes (pecar). Apesar de serem listados separadamente, é comum que eles se correlacionem em seus significados.
Veja a seguir quais sĂŁo os sete pecados capitais.
- LuxĂșria: popularmente relacionada Ă busca excessiva pelo sexo, tambĂ©m Ă© um pecado ligado Ă paixĂŁo pelo poder e pelo dinheiro, de acordo com a perspectiva de SĂŁo TomĂĄs de Aquino. A luxĂșria Ă© se deixar dominar pelas paixĂ”es.
- Soberba: também conhecida como vaidade, estå relacionada ao sentimento de superioridade. à o orgulho em excesso, o narcisismo.
- Preguiça: Ă© vista como pecado por gerar a procrastinação, a apatia, o desleixo. Uma polĂȘmica de tal pecado estĂĄ na sua origem, jĂĄ que na Ă©poca estava tambĂ©m ligada Ă melancolia (incluindo doenças como depressĂŁo).
- Inveja: é o desejo excessivo por tudo o que outra pessoa tem ou conquista. A pessoa invejosa ignora seus próprios bens e cobiça uma vida que não é sua.
- Gula: o significado mais comum da gula é o consumo exagerado de comida e bebida. O termo vem do latim gluttire (devorar, engolir às pressas). Após séculos, ganhou também o significado de cobiça, por ter sempre mais, mas não se sentir satisfeito.
- Avareza: excesso de apego a bens materiais. Popularmente, pode-se considerar como avarento um indivĂduo “pĂŁo-duro”. A ganĂąncia tambĂ©m Ă© uma caracterĂstica da avareza, jĂĄ que a pessoa pode fazer qualquer coisa para conseguir o que deseja (atitudes boas ou ruins).
- Ira: é a raiva, a demonstração do ódio e o desejo de fazer o mal para algo ou alguém. à o pecado responsåvel pelos conflitos humanos ao longo da história.
ORIGEM E HISTĂRIA DOS SETE PECADOS CAPITAIS
A primeira lista que remonta aos pecados capitais conhecidos hoje foi definida pelo monge grego Evagrius Ponticus (345-399), no século IV.
Evagrius era asceta, ou seja, pertencia ao ascetismo, estilo de vida que abolia os prazeres mundanos e as chamadas tentaçÔes. Ele se dedicava a disciplinar corpo e mente, bem como ao trabalho espiritual.
Evagrius escreveu o livro Origens Sagradas de Coisas Profundas, no qual listou as tentaçÔes que corrompiam as pessoas e que deveriam ser evitadas. A obra trouxe como pecados gula, fornicação, avareza, descrença, ira, desencorajamento, vanglória e soberba.
No ano de 590, o Papa GregĂłrio (540-604) fez sua lista de pecados e os nomeou como capitais, do latim “caput” (cabeça, chefe, lĂder). A configuração dos pecados capitais definida por ele ficou conhecida por mais de 600 anos.
Na lista do Papa GregĂłrio, descrença e desencorajamento se tornaram um sĂł pecado (preguiça). JĂĄ vanglĂłria e soberba tornaram-se somente soberba, adquirindo como significado a uniĂŁo do orgulho, vanglĂłria e vaidade. A “fornicação” foi excluĂda da lista de pecados, que passou a ter “inveja” e “extravagĂąncia”.
Em 1273, a Suma TeolĂłgica de SĂŁo TomĂĄs de Aquino fez a revisĂŁo dos pecados listados pelo Papa GregĂłrio e os classificou novamente. Tal reclassificação resultou na lista dos atuais sete pecados capitais: luxĂșria, soberba (vaidade), preguiça, inveja, gula, avareza e ira (raiva).
SETE CĂRCULOS
Dante Alighieri, na obra A Divina ComĂ©dia, popularizou os pecados capitais em forma de entretenimento. O escritor os definiu como os sete cĂrculos. Os pecados menos graves estavam mais prĂłximos de Deus, enquanto os piores se aproximavam ao diabo.
A Divina ComĂ©dia se divide em CĂ©u, PurgatĂłrio e Inferno. Ă no PurgatĂłrio que o personagem principal encontra os sete cĂrculos, ou seja, os pecados capitais. Os pecados sĂŁo atitudes contra Deus e para cada cĂrculo existe um.
SETE VIRTUDES
Em oposição aos pecados capitais, estão as virtudes. Cada atitude maléfica tem uma versão considerada boa.
Ira → PaciĂȘncia
Inveja → Caridade
Preguiça → DiligĂȘncia
Gula → Temperança
Soberba → Humildade
LuxĂșria → Castidade
Avareza → Generosidade
As sete virtudes capitais foram difundidas na Europa durante a Idade MĂ©dia, inspiradas em um poema Ă©pico escrito pelo poeta cristĂŁo AurĂ©lio Clemente PrudĂȘncio, no sĂ©culo IV.
Lorraine Vilela
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