segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

AS SETE VIRTUDES CAPITAIS

 

AS SETE VIRTUDES CAPITAIS

HUMILDADE X ORGULHO

A humildade é uma virtude a ser experimentada, cultivada e praticada. Se queremos andar no caminho de Cristo, devemos desejar a humildade. Ela é lapidada em situações de tensão e tentação, e sem esforço para colocar nosso ego no seu devido lugar, não chegaremos longe. A nossa alegria não deve ser a posição que ocupamos diante dos seres humanos, mas a obediência que prestamos ao Senhor.

PACIÊNCIA X IRA

A paciência deve ser buscada e exercitada em nossas orações, pois ela é aperfeiçoada em meio às lutas da vida. A impaciência provoca brigas, mas a paciência leva à paz. O mais importante: A paciência vem de Deus.

SANTIDADE X LUXÚRIA

Santidade não é um acessório opcional que pode ser adicionado à vida cristã. Santidade é essencial. Se você não está se esforçando para crescer em santidade, você precisa rever se realmente conhece a Jesus como o seu Salvador.

EQUILÍBRIO X GULA

Equilíbrio é a capacidade de manter-se de pé, mesmo que seja sobre uma corda bamba. Estabilidade emocional, social, física e espiritual. Autodomínio; comedimento; controle; temperança. Estado do que se mantém constante, rumo às metas estabelecidas.

GENEROSIDADE X GANÂNCIA

Apenas a generosidade quebra a força da avareza, assim rompemos com as estruturas do egoísmo dentro da nossa alma. As riquezas terrenas acabam, os tesouros celestiais permanecem. Quando conhecemos a Cristo, entendemos que os recursos que temos têm o objetivo de fazer o Reino de Deus avançar. Invista em algo que vai além de você.

DISPOSIÇÃO X PREGUIÇA

A disposição gera o desejo de servir. O preguiçoso está sempre arrumando desculpas para não servir, já o disposto tem um brilho diferente nos olhos, está sempre atento e com o desejo de se envolver, de apoiar, de servir. Uma das máscaras da preguiça é sempre ficar na teoria, nas ideias. O preguiçoso é muitas vezes alguém cheio de ideias, mas que nunca se envolve na prática. Para a pessoa disposta não tem tempo ruim. É a primeira a colocar a mão na massa e a última a parar.

CONTENTAMENTO X INVEJA

Contentamento não é uma acomodação. Há um descontentamento que chamamos de “santo”, que nos leva a querer crescer, progredir e prosperar. E a Bíblia condena o descontentamento que me faz olhar para as pessoas e ficar com um sentimento negativo de que eu é quem deveria ter o que elas têm.

COMO ALCANÇAR ESSAS VIRTUDES?

Não existe virtude fora de Cristo.

O pouco de virtude que pode ser encontrado na vida de qualquer pessoa vem ainda do reflexo nebuloso da imagem de Deus em sua criação.

E só através da presença de Cristo em nós é que podemos experimentar um irradiar dessas virtudes em nossa vida.

Tiago afirma que “toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes” (Tg 1.17), e se quisermos encontrar essas virtudes em nós, não podemos achar que conseguiremos produzi-las.

O Espírito Santo é quem nos capacita a expressar cada virtude, e só em Deus podemos experimentar o sucesso em cada uma dessas áreas.

Pr. Luís Fernando Nacif Rocha

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário