DEUS QUE SE REVELA
Apesar de não ser totalmente compreensível na Sua essência pela mente humana, Deus, transmitiu algum conhecimento de Si mesmo ao mundo. Através do que Ele criou e do que falou (nos Escritos Sagrados), o Senhor se revela ao seu povo.
Essa "revelação" (do latim 'revelare') significa descobrir, desvelar, tirar o véu. Isto quer dizer que, Deus trouxe luz àquilo que estava longe do nosso campo de visão natural e limitado.
Tentar compreender e explicar Deus é como tentar enxergar a olho nu e descrever, toda a grandeza das galáxias do universo. Impossível! Deus é imensurável! Mas se tornou conhecível, na medida em que nos é possível saber.
Ao longo da história da humanidade Deus se revelou aos homens através da Criação (história e consciência moral universal) e através da Sua Palavra registrada e encarnada em Jesus Cristo (revelação especial) - Salmos 19.
REVELAÇÃO GERAL
Há um entendimento geral, dado a todos, em todos os lugares e em todas as épocas acerca de Deus. Essa revelação geral encontra-se impressa na:
CRIAÇÃO
HISTÓRIA
LEI MORAL / CONSCIÊNCIA HUMANA ROMANOS 2:14-15
Deus é o soberano Criador, como vimos acima. Ele é o Senhor da História e do tempo Isaías 45:6-7. Somente Ele pode intervir na história porque não está limitado ao tempo (1 Timóteo 6:15-16). Deus se tornou conhecido progressivamente ao longo das gerações.
As pessoas intuitivamente sabem que Deus existe e que cometem o mal, distorcendo essa revelação. Os corações humanos trazem princípios (morais) gravados na consciência e programados pelo Criador. Mas são incapazes de viver de acordo com esses valores divinos. O apóstolo Paulo realça que os seres humanos são indesculpáveis quando distorcem a clara revelação de Deus, porque Ele manifestou-se claramente desde a Criação:
A ira de Deus se revela do céu contra toda
impiedade e injustiça dos seres humanos que, por meio da sua injustiça,
suprimem a verdade.
Pois o que se pode conhecer a respeito de Deus é manifesto entre eles, porque
Deus lhes manifestou.
Porque os atributos invisíveis de Deus, isto é, o seu eterno poder e a sua
divindade, claramente se reconhecem, desde a criação do mundo, sendo percebidos
por meio das coisas que Deus fez. Por isso, os seres humanos são
indesculpáveis.
Porque, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram
graças. Pelo contrário, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, e o
coração insensato deles se obscureceu.
Dizendo que eram sábios, se tornaram tolos e trocaram a glória do Deus
incorruptível por imagens semelhantes ao ser humano corruptível, às aves, aos
quadrúpedes e aos répteis.
- Romanos 1:18-23
REVELAÇÃO ESPECIAL
Deus mantém contato com a sua criação, e pela sua graça, vai se revelando progressivamente ao mundo. O Senhor deixou que a humanidade conhecesse a:
Si mesmo,
Seu Reino,
Sua Aliança,
Suas Leis e a
Sua Salvação.
Toda palavra de Deus revelada à humanidade, acerca da sua redenção universal, foi registrada na Bíblia pelos seus profetas, para que todos possam conhecer:
Antigamente, Deus falou, muitas vezes e de muitas
maneiras, aos pais, pelos profetas, mas, nestes últimos dias, nos falou pelo
Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também fez o
universo.
- Hebreus 1:1-2
Jesus Cristo é a culminação da revelação especial de Deus. Ele próprio veio ao mundo para se dar a conhecer ao Seu povo. Sem intermediários, o Filho do Deus Altíssimo veio em pessoa para nos mostrar Deus plenamente. Portanto, Deus pode ser conhecível por aqueles que O buscam de todo coração. O conhecimento verdadeiro de Deus só pode ser adquirido através da auto-revelação divina em Jesus Cristo.
Hoje podemos conhecer a Deus através de um relacionamento pessoal com Ele baseado no que a Sua Palavra ensina.
Denise Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário