sexta-feira, 26 de julho de 2024

QUEM FOI JOSÉ, GOVERNADOR DO EGITO?

 

QUEM FOI JOSÉ, GOVERNADOR DO EGITO?

José do Egito foi um dos doze filhos de Jacó. Ele foi vendido como escravo mas se tornou governador de todo o Egito! Deus usou José para salvar sua família da fome.

José tinha dez irmãos mais velhos e era o favorito de seu pai Jacó. Ele também tinha sonhos proféticos e contou que tinha recebido sonhos que mostravam que ele seria o líder da família. Por causa dessas coisas, seus irmãos o odiavam (Gênesis 37:9-11).

JOSÉ É TRAÍDO

Certa vez, quando estavam longe do pai, os irmãos de José o venderam como escravo e fizeram parecer que tinha morrido. José foi levado para o Egito, onde foi vendido a Potifar, o oficial do faraó. Deus abençoou José e ele se tornou o administrador principal dos bens de Potifar (Gênesis 39:3-5).

A esposa de Potifar viu que José era atraente e quis adulterar com ele. Mas José era fiel a Deus e a seu senhor e evitava ficar perto dela (Gênesis 39:8-10). Um dia, quando José fugiu dela, a esposa de Potifar acusou José de a tentar violentar. Por isso, José foi lançado na prisão. Pela segunda vez, José foi traído.

JOSÉ, GOVERNADOR DO EGITO

Deus continuou a abençoar José e ele se tornou o administrador da prisão! (Gênesis 39:22-23) Depois de certo tempo, José conversou com dois prisioneiros que estavam tristes porque não entendiam o significado de seus sonhos. José ouviu os sonhos e deu a interpretação: dentro de três dias o copeiro do faraó seria perdoado mas o padeiro do faraó seria executado.

Tudo aconteceu como José tinha predito mas o copeiro do faraó se esqueceu dele. Dois anos depois, o faraó teve sonhos estranhos e o copeiro se lembrou de José. O faraó tinha visto sete vacas magras comendo sete vacas gordas e sete espigas de trigo ruins matando sete espigas boas. José explicou que isso significava que os próximos sete anos seriam de fartura mas os sete a seguir seriam de grande fome (Gênesis 41:28-30).

José aconselhou o faraó a guardar alimentos para preparar para os anos de fome. O faraó, impressionado com a sabedoria de José, o nomeou governador de todo o Egito! Somente o faraó estava acima de José (Gênesis 41:38-40).

JOSÉ E SEUS IRMÃOS

José prosperou como governador e preparou o Egito, recolhendo comida. Quando chegaram os anos de fome, José começou a vender o trigo aos egípcios e a pessoas de outros povos (Gênesis 41:53-54). A família de José em Canaã também foi afetada e seus irmãos foram para o Egito para comprar comida.

José viu seus irmãos, que não o reconheceram e os acusou de serem espiões. Ele prendeu um dos irmãos e mandou os outros buscar seu irmão mais novo, Benjamim (Gênesis 42:19-21). Jacó não quis que o jovem fosse mas por fim a fome era tanta que o deixou ir.

Quando voltaram, José montou uma armadilha e fez Benjamim parecer um ladrão. Diante da ameaça de perder Benjamim, os irmãos de José confessaram seu pecado. Então José revelou sua identidade e os perdoou! - Gênesis 45:4-5

José trouxe seu pai e toda sua família para o Egito, onde prosperaram e ficaram 400 anos. José reconheceu a ação de Deus em sua vida e nunca se vingou (Gênesis 50:19-21). Deus usou tudo que tinha acontecido a José para salvar sua família!

Família BíbliaOn

Nenhum comentário:

Postar um comentário