terça-feira, 23 de julho de 2024

DEZ LINDAS LIÇÕES DE VIDA DE O PEQUENO PRÍNCIPE

 

DEZ LINDAS LIÇÕES DE VIDA DE “O PEQUENO PRÍNCIPE”:

1 – TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS.

Em um relacionamento afetivo, as pessoas cativam as outras e isso requer responsabilidade. Ao cativar a Rosa, o Pequeno Príncipe se tornou responsável por ela e todos os seus desejos.

2 – AS PESSOAS SÃO SOLITÁRIAS PORQUE CONSTROEM MUROS AO INVÉS DE PONTES.

Muros e pontes são símbolos de atitudes na interação social. Os muros separam e as pontes conectam as pessoas. Portanto, o solitário se afasta dos outros por não construir pontes e sim muros.

3 – A GENTE CORRE O RISCO DE CHORAR UM POUCO QUANDO SE DEIXA CATIVAR.

Nem sempre é fácil se conectar com o outro. Muitas vezes temos medo de sofrer. Mas vale a pena arriscar. A felicidade de uma amizade ou amor compensa qualquer insegurança.

4 – É BEM MAIS DIFÍCIL JULGAR A SI MESMO QUE JULGAR OS OUTROS.

Criticar o  outro é bem mais fácil do que olhar para dentro de si. Muitas vezes criticamos no outro o que não enxergamos dentro de nós. Então, em vez de apontar o dedo para as pessoas, reflita sobre seu comportamento e tente ser alguém melhor.

5 – TODAS AS PESSOAS GRANDES FORAM UM DIA CRIANÇAS – MAS POUCAS SE LEMBRAM DISSO.

Conecte-se com sua criança interior e não leve a vida tão a sério. De vez em quando, brinque e esqueça dos problemas. Mas nunca esqueça dos seus sonhos de criança!

6 – É PRECISO EXIGIR DE CADA UM O QUE CADA UM PODE DAR.

Quando for dar algo a alguém, faça-o de coração. Sem esperar nada em troca. Também não ofereça nada que não lhe pertence. Amor, carinho, reconhecimento e perdão só têm valor se vierem sem cobranças.

7 – QUANDO A GENTE ANDA SEMPRE EM FRENTE, NÃO PODE IR MUITO LONGE…

É preciso sair da zona de conforto. Só assim alcançaremos nossas maiores conquistas. Às vezes, é preciso recomeçar, até para perceber quanta coisa valiosa perdemos no caminho.

8 – É PRECISO QUE EU SUPORTE DUAS OU TRÊS LARVAS SE QUISER CONHECER AS BORBOLETAS.

Para crescermos, a caminhada é longa, cheia de frustrações e angústias.  Mas é preciso enfrentar todas elas para desfrutar das belezas da vida, como as borboletas.

9 – É LOUCURA ODIAR TODAS AS ROSAS PORQUE UMA TE ESPETOU.

Não se pode generalizar e julgar uma pessoa por algo que aconteceu no passado.  Isso vale também para a discriminação. Não é porque uma pessoa foi ofendida por alguém de determinada classe social, gênero, raça, que todo mundo é igual.

10 – SÓ SE VÊ BEM COM O CORAÇÃO, O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS.

Conclui-se que o verdadeiro valor de alguma coisa ou de alguém não pode ser visto de maneira superficial, e sim com o coração. A lição é treinar o olhar para não discriminar nem julgar ninguém.

Getulio Apolinário Ferreira

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário