O REI ASSUERO E ESTER
Assuero, o Rei da PĂ©rsia, certo dia realizou um banquete a todo povo na fortaleza de SusĂŁ, um palĂĄcio fortificado que se elevava em cerca de quarenta metros acima da cidade de SusĂŁ. Essa era uma das trĂȘs capitais persas e servia de residĂȘncia real de inverno.
Na ocasião estavam presentes os poderosos da Pérsia e Média e seus servos. Após sete dias de festividades, Assuero mandou chamar a rainha Vasti, que também dava um banquete às mulheres na casa real.
A convocação do rei Assuero era para que Vasti entrasse em sua presença usando a coroa real, para que pudesse mostrar aos povos e aos prĂncipes a sua beleza, porque era muito formosa (Et 1:11).
Muito tem sido especulado sobre os motivos que fizeram com que a rainha Vasti se recusasse a atender ao pedido do rei, porém o texto hebraico não fornece nenhuma explicação. Alguns estudiosos sugerem que ela poderia ter alguma deformação, mas isso parece improvåvel visto que o texto aponta a sua beleza.
Antigos intĂ©rpretes judeus acreditam que Ă© possĂvel que a ordem de Assuero fosse para que ela comparecesse totalmente despida, usando apenas a sua coroa. Apesar de o texto dizer que o rei Assuero jĂĄ estava alterado por conta do vinho (Et 1:10) e tal atitude parecer possĂvel diante das circunstĂąncias e de seu caracterĂstico comportamento, nĂŁo hĂĄ nenhum indĂcio no texto bĂblico sobre essa possibilidade.
De qualquer forma, somente o fato de ter que comparecer em uma festa de homens jĂĄ seria motivo suficiente para a rainha Vasti ter entendido o pedido como um tipo de humilhação. Tudo o que sabemos Ă© que a rainha Vasti nĂŁo compareceu e o rei Assuero a destituiu em aproximadamente 483 a.C. TambĂ©m Ă© possĂvel que mais tarde Assuero tenha se arrependido do que fez (Et 2:1).
Foi muito provavelmente em 478 a.C. que o rei Assuero colocou Ester no lugar de Vasti como sua rainha. Esse relato do texto bĂblico parece se encaixar com a descrição do historiador grego HerĂłdoto de que Xerxes manifestou grande interesse em seu harĂ©m logo apĂłs a desastrosa campanha contra os gregos.
O mesmo Heródoto identifica a esposa de Xerxes como sendo Amestris. Alguns tentam identificar essa Amestris como sendo a Vasti citada no livro de Ester, ou a própria Ester, porém é muito improvåvel que Amestris tenha sido qualquer uma delas. Talvez Amestris tenha sucedido Ester mais tarde.
A importante posição de Ester foi muito significativa para que o plano de HamĂŁ em aniquilar os judeus nĂŁo tivesse sucesso. Na ocasiĂŁo, Mardoqueu reconheceu que o fato de Ester ter sido aceita como rainha poderia ser uma providĂȘncia divina para que ela pudesse agir em favor dos judeus (Et 4:14).
Estilo Adoração
Nenhum comentĂĄrio:
Postar um comentĂĄrio