sexta-feira, 16 de agosto de 2024

UM ESTUDO SOBRE O REI DAVI


 

UM ESTUDO SOBRE O REI DAVI

A história de Davi é uma das mais conhecidas da Bíblia. Ele foi o homem escolhido por Deus para liderar Seu povo e com certeza foi um homem muito usado por Ele. A história começa a ser contada, no Antigo Testamento em 1 e 2 Samuel e segue até 1 Reis e 1 CrÎnicas.

É uma das histĂłrias que mais impacta e confronta a minha vida. Sempre me intrigou o fato de Davi ser considerado “um homem segundo o coração de Deus”. Ao estudar a sua vida comecei a reparar que ele era assim, pois buscava compreender o coração de Deus.

SUAS ORIGENS

Foi caçula de JessĂ© entre 8 irmĂŁos e pertencia Ă  tribo de JudĂĄ. Foi criado e treinado para exercer a profissĂŁo de pastor de ovelhas. Destacava-se tambĂ©m por inĂșmeros talentos como ser um grande guerreiro com direito atĂ© a cĂąnticos em sua homenagem, tocar harpa e atĂ© por fazer instrumentos musicais para o louvor na casa do Senhor (1 CrĂŽnicas 23:5).

Ao descrever Davi, um dos servos de Saul usou os seguintes termos (1 Samuel 16:18): “filho de JessĂ©, de BelĂ©m, sabe tocar harpa”; “um rapaz corajoso”; “apto para ir Ă  guerra”; “tem bom senso”; “de boa aparĂȘncia”; “o Senhor estĂĄ com ele”.

DAVI É UNGIDO REI

Essa é a primeira vez em que Davi é mencionado na Bíblia. Samuel tinha o objetivo de encontrar um substituto de Saul para se tornar rei de Israel, e Deus havia falado para Samuel que esse substituto era um dos filhos de Jessé.

Na casa de Jessé, o profeta Samuel foi apresentado a todos os irmãos de Davi, porém nenhum foi o escolhido por Deus. Então chamaram Davi, que estava cuidando das ovelhas. Deus confirmou a Samuel que ele era o escolhido, e a partir daquele dia ele foi ungido.

A BĂ­blia descreve que a partir do dia em que foi ungido, o EspĂ­rito do Senhor veio poderosamente sobre a vida de Davi (1 Samuel 16:13). E isso fica evidente em diversos momentos, como por exemplo quando ele tocava harpa e o espĂ­rito maligno que afligia Saul, retirava-se dele (1 Samuel 16:23).

DAVI DERROTA GOLIAS

1 Samuel 17

Davi havia saído de casa para levar alimento aos seus irmãos que tinham ido para a guerra. Quando foi até a linha de batalha, viu o gigante chamado Golias, que era do povo filisteu, desafiando o povo de Israel a lutar e o vencedor determinaria o resultado da batalha. A batalha jå durava quarenta dias e ninguém havia se disponibilizado para lutar contra o gigante, jå que parecia impossível alguém o vencer. Quando o gigante aparecia, os israelitas fugiam com medo.

Ao ver que um incircunciso desafiava o povo de Deus, Davi se ofereceu para lutar contra ele. Recebeu a melhor armadura para se proteger, mas recusou pois não tinha estrutura física para uså-la de tão pesada que era. Sem proteção alguma, Davi pegou um estilingue e uma pedra e atirou contra Golias. A pedra acertou na cabeça do gigante que morreu na hora. Davi venceu essa batalha, e mostrou que Deus estava com ele, o que o tornava forte diante daquele gigante.

DAVI E A MÚSICA

E sempre que o espĂ­rito mandado por Deus se apoderava de Saul, Davi apanhava sua harpa e tocava. EntĂŁo Saul sentia alĂ­vio e melhorava, e o espĂ­rito maligno o deixava.

1 Samuel 16:23

Uma das caracterĂ­sticas interessantes de Davi era o dom da mĂșsica. Davi foi recomendado quando os servos de Saul sugeriram a contratação de um “bom mĂșsico para tocar harpa” sempre que o espĂ­rito do rei fosse afligido (1 Samuel 16:16).

AlĂ©m de mĂșsico, Davi tambĂ©m se tornou escudeiro de Saul, pois o rei gostou muito dele. Mesmo assumindo novas funçÔes ao longo de sua vida, Davi sempre manteve uma relação com a mĂșsica. Mais tarde ele compĂŽs muitos salmos, alĂ©m de ter feito instrumentos musicais para serem utilizados no louvor ao Senhor no templo, como mencionado no começo do texto. Quem construiu o templo foi SalomĂŁo, filho de Davi, mas Davi participou da preparação.

ATÉ ASSUMIR O TRONO

Algo interessante a respeito da histĂłria de Davi Ă© que quando ele Ă© ungido pelo profeta Samuel, ele nĂŁo se torna imediatamente Rei de Israel. Ele continuou servindo como pastor na casa de seu pai JessĂ©, depois se tornou servo fiel do Rei Saul como mĂșsico. Depois Davi derrotou Golias e assumiu uma posição de comandante no exĂ©rcito israelita. Davi inclusive se torna fugitivo por um tempo porque seu sucesso incomodou o rei Saul, que passou a persegui-lo.

Essas fases pelas quais ele passou até assumir o reinado de Israel podem ser compreendidas como processos e provaçÔes na vida dele ou um tempo de espera. E mesmo nesses períodos, Davi sempre mostrou-se fiel, correto e corajoso. Mesmo com o Rei Saul perseguindo Davi e tendo inveja dele, Davi sempre foi um servo fiel, que honrou o rei e sua família em seu coração e atitudes.

Em 1 Samuel 24:4-7, Davi com seus homens tem a oportunidade de matar Saul. Contudo, Davi recusa-se a fazer o mal e opta por respeitar a Saul e preservar a vida dele. Davi reconhecia a autoridade do Senhor na vida de Saul porque ele era um rei ungido por Deus. Diante desta atitude, Saul Ă© quebrantado, chora, reconhece a bondade que havia em Davi e compreende porque ele seria o prĂłximo rei de Israel.

No secreto e nas provaçÔes nosso caråter é forjado. Somos preparados para os propósitos de Deus para nós. Davi passou por muitos processos em sua vida pessoal antes de assumir sua posição de liderança na nação.

UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

…”Encontrei Davi, filho de JessĂ©, homem segundo o meu coração; ele farĂĄ tudo o que for da minha vontade”.

Atos 13:22

Davi foi coroado em Israel depois da morte de Saul e, em seu reinado, liderou grandes batalhas de conquista. PorĂ©m, o mais importante na histĂłria dele Ă© o seu temor ao Senhor. É ele ter sido um homem segundo o coração de Deus.

Neste momento de espera, em que Davi passou por muitos processos até se tornar rei, ele sempre demonstrou reconhecer a autoridade do Senhor. Sempre demonstrou um coração de servo. Foi sempre um servo fiel ao rei Saul enquanto o servia. E sempre reconheceu a si mesmo como um servo do Senhor e de Sua soberana vontade, mesmo diante do grande papel que desempenhou em seu reinado. Ele sabia que tudo o que ele havia conquistado tinha sido por causa do poder de Deus.

O que mais Davi poderå dizer-te por honrares o teu servo? Tu conheces o teu servo, ó Senhor. Por amor do teu servo e de acordo com tua vontade, realizaste este feito grandioso e tornaste conhecidas todas essas grandes promessas. Não hå ninguém como tu, ó Senhor, nem hå outro Deus além de ti, conforme tudo o que sabemos.

1 CrĂŽnicas 17:18-20

Ter sido um homem segundo o coração de Deus nĂŁo significa que Davi nĂŁo falhou em sua vida. Ao contrĂĄrio disso, a BĂ­blia mostra momentos de fraqueza e de guerra na consciĂȘncia de Davi. O prĂłprio pecado de adultĂ©rio com Bate-Seba e o pedido que Davi fez para que o marido dela fosse morto gerou gravĂ­ssimas consequĂȘncias para ele e sua famĂ­lia. Mas Davi foi capaz de reconhecer seus erros e de se arrepender profundamente. Seus salmos revelavam seu profundo quebrantamento diante da graça e do perdĂŁo do Senhor.

LIÇÕES PRECIOSAS QUE APRENDEMOS COM A VIDA DE DAVI

Ao longo da vida de Davi, ele aprendeu sobre a soberania e o poder de Deus. Deus sempre o guardou, livrou-o da morte e foi o prĂłprio Deus que estabeleceu o reinado de Davi. Deus perdoou-o quando ele pecou e se arrependeu.

Davi teve que esperar muitos anos até de fato se tornar rei. Foi nesse tempo que ele aprendeu que Deus sempre mantém Sua palavra em Seu momento perfeito. Essa também é uma lição para nós, que devemos descansar no Senhor e esperar pacientemente por Ele.

Mr. Rocco

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio